A presença de Cláudio Castro na CPI do Crime Organizado na próxima quarta-feira (3) inicia uma nova etapa na comissão. Até o momento, os parlamentares colheram o depoimento de diretores de forças policiais, do sistema de Justiça e especialistas. O governador do Rio de Janeiro é o primeiro político a depor ao colegiado.
A Segurança Pública se tornou o principal assunto no Congresso Nacional após a realização da Operação Contenção no RJ contra facções criminosas. A repercussão na imprensa e na redes sociais da ação policial, que teve mais de 121 mortes confirmadas, contribui para o andamento de projetos sobre o assunto, como o PL Antifacção e a instalação da CPI do Crime Organizado.
Na sessão desta quarta-feira (26), antes da agenda de Cláudio Castro na CPI do Crime Organizado, a comissão ouviu o presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima, e jornalista e pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) Bruno Paes Manso, que publicou livros sobre Primeiro Comando da Capital (PCC) e milícias.
G1