A contenção provisória feita com terra para evitar que possíveis transbordamentos do Rio Tubarão afetem a população e propriedades ribeirinhas na localidade da Madre está sendo expandida pela secretaria municipal de Agricultura e Interior. A obra tem uma extensão de cerca de cinco quilômetros.
Uma parte dessa contenção já foi feita em 2023. A intenção é proteger o trecho que vai desde as imediações de uma casa de bombas até a ponte no limite com Laguna.
Sobre os trabalhos
Nesta primeira etapa, a contenção deve ter até quatro metros de altura, podendo chegar até cinco metros de altura no final. Em um cenário de transbordamento do Rio Tubarão, a inundação, que passaria pela Rodovia Aggeu Medeiros, seria contida pelo paredão de terra ou, pelo menos, chegaria ao lado oposto de maneira menos impactante.
A secretaria de Proteção e Defesa Civil do município está acompanhando os trabalhos, já que o objetivo é desenvolver mitigação de riscos nesta área que foi afetada por alagamentos nos últimos anos. A execução da obra deve durar mais algumas semanas.
Fonte: Diário do Sul