O projeto contou com 21 participantes e proporcionou ensinamentos e experiências que estimulam o desenvolvimento, a cooperação e o espírito de liderança.
A CERGRAL realizou a cerimônia de encerramento da primeira turma, formada por 21 participantes, do Programa Jovens Cooperativistas (JCC), na noite de sexta-feira, dia 26. O projeto busca aproximar a juventude do cooperativismo e formar cidadãos conscientes, solidários e colaborativos. A iniciativa foi promovida pela cooperativa em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC).
O projeto envolveu meses de encontros, aprendizados e experiências práticas. O JCC tem como objetivo promover o desenvolvimento dos jovens, para que ocupem espaços de protagonismo e liderança nos mais diversos âmbitos, seja pessoal, profissional, social e, até mesmo, dentro do cooperativismo. A iniciativa é disponibilizada gratuitamente e, além do conteúdo programático, oferece alimentação e todo material necessário.
Durante a cerimônia, a jovem Angelina Fidelis, representando a turma, destacou a importância do programa na formação pessoal e profissional. “Graças à CERGRAL, aprendemos a importância da responsabilidade, do compromisso e da união, e entendemos que, juntos, podemos transformar sonhos em realidade. Cada sorriso e oportunidade ficarão guardados em nossos corações”, ressaltou.
Poliana Fernandes e Iara Souza, coordenadoras do programa, reforçaram a relevância do projeto. “Celebramos muito mais do que um programa concluído, celebramos histórias que se cruzaram e sonhos que ganharam forma. Queridos jovens, acreditem profundamente em si mesmos. Confiem no potencial único que cada um carrega”, afirmou Iara. “Vocês sempre serão a primeira turma do Programa Jovens Cooperativistas, os pioneiros que abriram caminhos e provaram que a juventude tem o poder de inspirar e transformar. Nós estaremos sempre aqui para quando precisarem e torcendo pelo sucesso de cada um”, complementou Poliana.
O presidente e o gerente da CERGRAL, João Vanio Mendonça Cardoso (Vaninho) e José Grasso Comeli, respectivamente, compuseram a mesa de autoridades ao lado da diretora da Escola de Educação Básica Hercílio Bez, Angela Maria da Rosa Borges; da coordenadora pedagógica da Escola de Ensino Médio Antônio Knabben, Maria Estela Machado Vieira Gomes; e dos instrutores Marcelo Mariano, Renata Botega, Maiara Pazeto e Dinho Rovaris. “A realização do programa é uma alegria imensa para todos nós da CERGRAL. Ele nasceu de um sonho: aproximar a juventude do cooperativismo e mostrar que, juntos, podemos construir um futuro melhor. Hoje, afirmamos com muito orgulho que valeu a pena acreditar. Quero agradecer aos pais e familiares, por serem o suporte, o incentivo e a base. Sem o apoio e confiança de vocês, nada disso seria possível. Também agradeço aos instrutores e coordenadoras envolvidos nesse projeto. Cada ensinamento e palavra de apoio fará a diferença na vida dos participantes”, ressaltou Vaninho, presidente da CERGRAL.
Fonte: Repórter Sul