Neste sábado e domingo, dias 10 e 11, será realizada a primeira etapa do tradicional campeonato de surfe organizado pela Associação Sul Catarinense de Surfe (Ascas). O evento promete agitar a beira-mar do Balneário Rincão, reunindo atletas de várias regiões do país.
Ao longo das décadas, o município foi palco de grandes disputas e revelou atletas que representaram a região em competições estaduais, nacionais e até internacionais. Segundo o presidente da Ascas, Luiz Casagrande, a realização do evento é resultado de um grande esforço coletivo. “Nosso evento acontece desde 1982 com os precursores do surfe de competição aqui no Sul do estado.
O Balneário Rincão já foi palco de grandes eventos com grandes nomes do esporte. Hoje, em busca das novas gerações e novos talentos, a Ascas mantém viva essa tradição, garantindo a festa do surfe na beira-mar”, afirmou.
A competição contará com diversas categorias, atendendo desde atletas iniciantes até surfistas experientes, promovendo integração, inclusão e alto nível técnico.
As categorias da primeira etapa de 2026 são: soul surf; open; local; master +40; master +50; iniciantes (infantil sub-12); feminino e longboard.
Além de revelar novos talentos, o evento tem papel fundamental no fortalecimento do surfe regional e no estímulo à prática esportiva como qualidade de vida. “A competição não só revela novos talentos, mas também oferece oportunidades para os atletas, contribuindo para o crescimento do surfe no cenário nacional e a descoberta de futuros campeões”, completou o vice-presidente da Ascas, Natanael Davi.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo perfil oficial da Ascas no Instagram ou pelo telefone (48) 99143-4275, com Rafael de Aguiar.
ENGEPLUS