A saúde de Braço do Norte foi reconhecida na noite desta segunda-feira, 13, como uma das três melhores de Santa Catarina, entre os municípios de 30 até 100 mil habitantes. A cerimônia do Prêmio Band Cidades Excelentes, na categoria Saúde e Bem-estar aconteceu em Florianópolis e reuniu prefeitos e representantes dos municípios classificados.
Para o prefeito, Beto Kuerten Marcelino, que participou do ato juntamente com o secretário de Saúde, Sergio Arent, e da secretária adjunta, Deisy Mattei, o prêmio deve ser dividido com todos aqueles que trabalham diariamente pelo bem-estar da população. “Uma honra poder estar aqui esta noite. Estar no serviço público é ter paixão pelo que faz, é cuidar das pessoas e se dedicar para melhorar verdadeiramente a vida das pessoas”, encerrou.
Em 2021 Braço do Norte ficou com o primeiro lugar no Brasil, municípios entre 30 e 100 mil habitantes, em Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. A iniciativa é resultado de uma parceria do Grupo Bandeirantes de Comunicação com o Instituto Aquila, e é direcionada aos mais de 5 mil municípios brasileiros. Em Santa Catarina, todos os 295 municípios foram avaliados.
Em uma plataforma estruturada com base em inteligência artificial, foram avaliados indicadores como a cobertura da Atenção Primária, expectativa de vida ao nascer, número de leitos hospitalares por mil habitantes, número de profissionais da saúde por mil habitantes, proporção de internações sensíveis à atenção básica, taxa de mortalidade infantil, casos de covid-19, mortes por covid-19 e aplicação do mínimo constitucional em saúde.