A Fundação Municipal de Saúde de Tubarão divulgou ontem que os números de casos confirmados de covid-19 em Tubarão aumentaram de forma exponencial em novembro, saltando de 315 em outubro para 602 no último mês.
Para efeito de comparação, em setembro foram 45 os casos positivados. Este aumento até era esperado pela fundação, “uma vez que estamos em início de período de festas de fim de ano, quando as aglomerações tornam-se mais frequentes”, pontua.
“Claro, este cenário é completado, e causado, pela baixa aderência da população às vacinas contra o novo coronavírus e suas variantes, em especial a Ômicron, já coberta pela bivalente. Agora neste período em que estamos entrando, de dezembro e janeiro, sempre aumentam os casos, pois tem muita confraternização, encontros, festas e, por isso, já esperávamos um aumento nos casos, mas não dobrar”, avisa Geórgia de Oliveira, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Tubarão.
A Fundação Municipal de Saúde reforça que as vacinas contra a covid-19 estão disponíveis, em todas as suas doses, na rede da cidade, seja para a escala primária, seja para os reforços, onde se inclui, conforme já dito, a bivalente. As doses encontram-se nas Unidades Básicas de Saúde que possuem salas de vacina.
É importante ressaltar, ainda, duas situações no que se refere às vacinas: nos postos, as doses pediátricas são realizadas mediante agendamento prévio, exceto na Sala Central, onde a vacinação é diária, de acordo com a demanda apresentada. A outra situação diz respeito ao fato de que, para se evitar o desperdício de doses de vacinas, a fundação pede que os pacientes se dirijam às unidades no período da manhã.
Quando o paciente é considerado suspeito pelo médico do posto de saúde, ele é encaminhado ao Centro de Testagem, já com agendamento realizado, para fazer a coleta. É necessário passar primeiro pelo posto do bairro ou na Policlínica, para que o agendamento junto ao Centro de Testagem seja feito.
Fonte: Diário do Sul