Amilton Becker, o Batata, de São Ludgero, depois de vários meses de pesquisas e buscas de documentos que comprovam, de forma mais aprofundada, uma parte da história da cidade, hoje pujante e próspera, lançará o livro intitulado de “Colônia – O município que nasceu para não existir”. O livro conta com um total de 264 páginas, e será apresentado para a comunidade na próxima terça-feira, dia 26 de março, às 20h15min, na Biblioteca Municipal Huberto Rohden, anexa ao Centro Cultural Multiuso Dimas Schlickmann, centro da cidade de São Ludgero. O evento contará com a presença do ex-vereador Werner Schlickmann, responsável por apresentar, em dezembro de 1963, o Projeto de Resolução que autorizava o município de São Ludgero a efetuar a anexação com o município de Colônia.
O escritor com 56 anos de idade, natural de São Ludgero, conta que a história de São Ludgero sempre despertou sua curiosidade e o instigou a buscar informações e esclarecer muitas informações multiplicadas na comunidade ao longo dos anos. “O livro que é resultado de meses de pesquisas e buscas de documentações tem a finalidade de apresentar e registrar para sempre uma aventura política vivida por grandes heróis de carne e osso que residiam em um pequeno vilarejo católico do Vale do Rio Braço do Norte, os quais tinham o objetivo de criar o próprio território e identidade”. Ele conta e deixa claro a esperteza dos políticos em uma época que o Brasil vivia um período emancipacionista. “São Ludgero, contando com apenas 44 quilômetros quadrados de área, era questão de tempo para voltar a pertencer a Braço do Norte em forma de Distrito. Então, com a criação de Colônia de forma estratégica, para depois anexar a São Ludgero, foi a solução encontrada na época, e, felizmente deu tudo certo ao final”, enfatiza.
De todos os livros vendidos durante o lançamento, 50% do valor arrecadado será destinado para o projeto “Saúde do Homem” desenvolvido pelo Rotary Club local. A obra foi produzida pela Gráfica Lelo de Orleans.
Nesta semana o autor do livro, Amilton Becker, visitou o prefeito de São Ludgero Ibaneis Lembeck, o Iba, onde o presenteou com um exemplar e ao mesmo tempo oficializou o convite para participar do evento.
Síntese do autor Amilton Becker – Amilton Becker, natural de São Ludgero, 56 anos, é formado em Gestão Empresarial, Técnico em Contabilidade e atualmente é Secretário Executivo da Câmara Municipal de Vereadores de São Ludgero. Foi vereador por 3 mandatos como titular e um como suplente em exercício, sendo presidente da Câmara no ano 2000. Foi Secretário de Saúde e Assistência Social de 2001 a 2004, Gerente Regional de Saúde em 2007 e um dos fundadores da Liga Amadora Verde Vale de Futebol em 1996.