Gravatal, conhecida nacionalmente por suas águas termais e reconhecida como a Capital Catarinense das Águas Hidrominerais, está prestes a dar um passo histórico rumo à consolidação como referência em termalismo terapêutico no Brasil.
Isso será possível, segundo a prefeitura, através de um estudo científico que será realizado e conduzido por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), sob a coordenação do professor, pesquisador e doutor em Saúde Pública, Fernando Hellmann.
O projeto da pesquisa foi apresentado à Administração Municipal e ao Conselho Municipal de Turismo (Comtur), em reunião realizada na Secretaria de Turismo. De acordo com o pesquisador, o projeto tem como objetivo comprovar cientificamente os efeitos terapêuticos das águas termais do município, reconhecidas há décadas por sua ação relaxante, anti-inflamatória e no alívio de dores crônicas.
Além disso, prevê a implantação do Termalismo Social no Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando o acesso da população a tratamentos preventivos e complementares de saúde. Atualmente, Gravatal, numa parceria com os hotéis, já disponibiliza banhos termais indicados pela equipe de saúde do município.
Ainda conforme o prefeito Clei Rodrigues, outro ponto central é a elaboração de diretrizes para um Centro Hidroterápico, que funcionará como modelo de excelência em práticas de saúde e bem-estar, aliando modernidade científica ao patrimônio natural do município.
“Estamos falando de um marco para Gravatal. Além de valorizar nosso patrimônio natural, o projeto alia ciência e saúde pública, garantindo benefícios diretos para a comunidade e criando novas oportunidades de desenvolvimento. Todo esse processo será feito baseado em muito estudo e embasamento científico”, destaca o prefeito.
Fonte: Diário do Sul