Hoje foi o dia nacional de alerta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Dezenas de crianças, adolescentes, professores e profissionais ligados aos órgãos de proteção de Braço do Norte realizaram, durante a tarde uma caminhada e um apitaço, com o objetivo de chamar a atenção para o tema. A organização é da Secretaria de Assistência Social através do Creas.
O Dia 18 de Maio foi escolhido como data símbolo contra o Abuso e a Exploração Sexual Infantojuvenil porque foi nesta data, no ano de 1973, que na cidade de Vitória, no Espírito Santo, uma menina de oito anos foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. 50 anos após o acontecimento do “Caso Araceli”, o crime permanece impune.
Dados da Secretaria Municipal de Assistência Social de Braço do Norte, apontam que até maio de 2023, 28 casos de abuso, violência ou exploração sexual contra crianças e adolescentes estão em atendimento no Creas do Município, sendo dois meninos e 26 meninas, de zero até 16 anos.
Entenda
Violência sexual é a violação dos direitos sexuais, no sentido de abusar ou explorar do corpo e da sexualidade de crianças e adolescentes.
O Abuso Sexual é a utilização da sexualidade de uma criança ou adolescente para a prática de qualquer ato de natureza sexual.
A Exploração Sexual é a utilização de crianças e adolescentes para fins sexuais, mediada por lucro, objetos de valor ou outros elementos de troca.