O colombiano Yerson Candelo promete ser um verdadeiro coringa para o técnico Claudio Tencati. Lateral-direito de origem, ele também atua como volante ou atacante pelas duas extremidades do campo. Candelo tem 31 anos e foi apresentado na manhã desta sexta-feira, dia 12, durante entrevista coletiva na sala de imprensa no estádio Heriberto Hülse.
A tendência é que Candelo seja utilizado em um primeiro momento como atacante, porém, ele se colocou à disposição para contribuir onde Tencati considere melhor. “Estou muito empolgado para dar início nesta nova jornada, neste começo de temporada. Quero cumprir os objetivos e expectativas pessoais e do time. Espero dar o melhor de mim na posição onde me requerer e assim poder ajudar a equipe a ganhar”, afirmou.
Sonho realizado
O novo reforço do Criciúma estava no Aucas do Equador. Ele tem passagem ainda pelo Deportivo Cali, da Colômbia, Querétaro, do México, de onde voltou para a Colômbia com o objetivo de defender o Atlético Nacional. No time de Medellín ficou entre 2018 e 2023, inclusive com convocação para a seleção colombiana em 2022. “Eu tive a oportunidade de jogar na liga colombiana, na liga mexicana, na liga equatoriana e agora na liga brasileira. Todos nós sabemos o grande potencial que o Brasil tem. Nas ligas anteriores mencionadas, também se joga um futebol de alto nível. Mas sabemos que o Brasil é uma liga muito atraente e que, na América do Sul, 99% dos jogadores querem vir para esta liga tão importante”, elogiou.
Candelo afirma ter investigado o Criciúma antes de aceitar vir para o clube. E encontrou boas referências sobre a estrutura, torcida e organização extra campo. “Para mim é um sonho, um objetivo cumprido vir ao Brasil. Muitos dos jogadores que atuam nessa liga, que são meus amigos, sempre me falam que é uma liga muito competitiva, de muito alto nível. E sempre tive essa ilusão de vir aqui. Se bem que eu tivesse outras opções, eu acho que eu me daria a oportunidade de cumprir meu sonho e vir a um clube com uma estrutura imensa e muito sólida, com uma torcida muito calorosa. E, bom, isso inclinou a balança para poder estar aqui no Criciúma”, disse.
Nos próximos dias, o Criciúma deve apresentar o meia uruguaio Baltasar Barcia e anunciar as contratações do lateral-esquerdo Miguel Trauco e do volante Higor Meritão. O primeiro compromisso do Tigre na temporada é contra o Marcílio Dias. As duas equipes entram em campo no dia 16 de janeiro, quando decidem a Recopa Catarinense no estádio Heriberto Hülse.