Vencer a próxima partida no Campeonato Brasileiro é fundamental para as pretensões do Criciúma. E se dentro de campo o que vale mesmo é o futebol jogado, fora dele o torcedor tem algo a mais para acreditar: o Vasco, próximo adversário, tem a terceira pior campanha fora de casa entre os 20 times da Série A.
A campanha vascaína longe de seus domínios só é melhor do que Juventude e Corinthians. Fora de casa, o Vasco venceu duas partidas e perdeu outras oito. Marcou seis gols e sofreu 15. A última vitória como visitante ocorreu no dia 7 de junho, pela 15ª rodada. Na ocasião, vitória de 2 a 1 sobre o Inter no Beira-Rio em Porto Alegre.
Apesar deste retrospecto ruim, o Vasco tem a 9ª melhor campanha em casa e isso equilibra a sua performance na Série A. Juntando os dois saldos, o time treinado por Rafael Paiva figura na 10ª posição, com 27 pontos, três a mais que o Criciúma. Esta posição na classificação significa paz entre elenco e torcedores. “A primeira página dá mais tranquilidade para a gente, para a torcida, para o externo. A gente consegue trabalhar um pouco mais tranquilo e consegue visualizar coisas maiores. É o que o Vasco merece, é onde tem que estar. Vamos trabalhar muito forte para nos manter na primeira página e buscar coisas maiores para o Vasco”, avalia Paiva.
Retrospecto
Criciúma e Vasco se enfrentaram 23 vezes ao longo da história. São nove vitórias do Tigre, dois empates e 12 vitórias do Gigante das Colina. Pela Série A, as duas equipes se enfrentaram em seis oportunidades no estádio Heriberto Hülse. O Criciúma leva vantagem com cinco vitórias e apenas uma derrota, ocorrida em 1997.
Criciúma x Vasco no Heriberto Hülse (Jogos pela Série A)
1986 – Criciúma 1×0 Vasco
1995 – Criciúma 1×0 Vasco
1997 – Criciúma 3×4 Vasco
2003 – Criciúma 2×1 Vasco
2004 – Criciúma 1×0 Vasco
2013 – Criciúma 3×2 Vasco
A partida entre Criciúma e Vasco acontece domingo, dia 18, às 16 horas. O Tigre é o 14° colocado na tabela de classificação, com 24 pontos. Mesmo se vencer, não ultrapassa o Vasco já que ainda teria uma vitória a menos na tabela. No primeiro turno, o Tigre venceu por 4 a 0 em partida disputada no estádio São Januário, no Rio de Janeiro.
Fonte: Engeplus