A atleta do Santos Ketlen Wiggers, de 33 anos, natural de Rio Fortuna, fez história ao se tornar a primeira jogadora do futebol brasileiro a manter os treinamentos até o oitavo mês de gestação.
Ketlen está à espera de Lucca, seu primeiro filho com o médico esportivo Ricardo Eid.
Na última quinta-feira (23), ela se despediu temporariamente das atividades esportivas para entrar em licença-maternidade.
Ketlen é a maior artilheira da história do Santos no futebol feminino e é a única jogadora grávida entre os principais clubes brasileiros.
Decisão
A decisão de continuar treinando foi tomada com base em recomendações médicas, visando preservar a saúde do bebê e o bem-estar físico e mental da atleta.
“Eu sempre joguei futebol, faço atividades físicas desde criança. Foi uma recomendação para que eu continuasse, até mesmo para me ajudar psicologicamente, para não ficar totalmente parada e me sentir mal por isso”, afirmou.
Segundo Ketlen, ela recebeu todo o apoio possível da comissão técnica do Peixe.
“Não estou jogando, mas de vez em quando eles têm me escalado para estar junto das meninas para que eu possa ter essa alegria também. No começo, foi um susto, mas está passando muito rápido”, completou.
Atividades físicas e paralelas
Sob orientação da preparadora física do clube, Isabella Silva Matos, Ketlen adaptou seus treinos para equilibrar condicionamento físico e segurança.
“Ela participou de aquecimentos, sessões de força na parte inferior do corpo e exercícios de passe com o grupo, enquanto os retoques finais e os exercícios de tiro foram feitos sozinha”, explicou Isabella.
A direção do Santos também propôs funções complementares, já que a atleta pediu expressamente para não parar de fazer atividade física.
Ela seguiu treinando e participando das atividades enquanto suportou, depois conheceu todos os departamentos do clube: virou comentarista de jogos na TV Santos, garota-propaganda de uniformes, influencer e, quando o futebol ficou realmente restrito, ajudou a comissão técnica.
Nascimento
Lucca nascerá por cesariana em 20 de novembro. O período de recuperação deverá coincidir com a pré-temporada, e Ketlen planeja retornar aos treinos normais em fevereiro, com a intenção de voltar a jogar em março.
“Pensei em ser mãe depois de me aposentar do futebol, mas estou vivendo esse momento agora. E passa muito rápido. É possível de realizar jogando futebol. O maior presente vai ser o pós, ser mãe e ter ele ali na arquibancada. E toda vez que eu entrar em campo, vai ser pelo Lucca.”
Carreira
Ketlen Wiggers é filha de empresários do ramo de laticínios e saiu de Rio Fortuna aos 15 anos, após participar de uma peneira para tentar a vida no esporte profissional, onde segue até os dias atuais.
Conhecida como “Barbie”, Ketlen é a maior artilheira da história do futebol feminino do Santos, com mais de 200 gols com a camisa alvinegra.
Ela também é a primeira mulher a estampar o muro do CT Rei Pelé, além de ser a segunda atleta mais jovem a vestir a camisa santista, com apenas 15 anos, desbancando o Rei do Futebol e ficando atrás apenas de Coutinho.
Defendendo o escudo do Santos, Ketlen já venceu cinco campeonatos paulistas (2007, 2010, 2018, 2020, 2024), duas Copas do Brasil (2008 e 2009), um Brasileirão (2017), uma Copa Libertadores (2009) e um Torneio Interclubes (2011).
Pela Seleção Brasileira, disputou três edições de campeonato mundial sub-20 (2008, 2010 e 2012), foi campeã sul-americana sub-20 (2010 e 2012) e medalha de prata com a equipe principal da seleção nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara (2011).
Fonte: Sul Agora