Prestes a iniciar a disputa da semifinal da Copa Santa Catarina, o Hercílio Luz luta contra um retrospecto negativo em disputas de mata-mata em competições recentes, depois de grandes campanhas nas fases de classificação de diferentes competições.
Nos últimos sete confrontos eliminatórios o Leão do Sul levou a melhor em apenas dois e perdeu cinco.
A sina começou na Copa Santa Catarina de 2021. O time tubaronense fez a melhor campanha da primeira fase, mas acabou eliminado na semifinal pelo Juventus de Jaraguá do Sul, que havia se classificado em quarto.
Já no Campeonato Estadual de 2022, foi o segundo colocado na primeira fase e enfrentou nas quartas de final o Figueirense, que passou em sétimo. Mas apesar da campanha inferior o time da Capital levou a melhor e eliminou os tubaronenses.
No mesmo ano veio a disputa da Copa Santa Catarina. O colorado se classificou em terceiro lugar e eliminou o Figueirense, segundo da lista, na semifinal. Mas na decisão acabou superado pelo Marcílio Dias.
Em 2023 o Leão do Sul mais uma vez teve a melhor campanha da etapa de classificação. Eliminou o Figueirense nas quartas, mas foi parado na semifinal pelo Criciúma, que tinha ficado apenas com a quarta vaga.
No Brasileiro da Série D, mais uma decepção: depois de liderar o grupo H, o Hercílio foi desclassificado logo na segunda fase pela Ferroviária (SP), nos pênaltis, depois de sofrer o gol de empate do time de Araraquara aos 49 minutos do segundo tempo.
Fonte: Sul Agora