O Criciúma encurtou a sua distância para o G-4. Na noite deste domingo, dia 8, o Tigre derrotou o líder do Campeonato Brasileiro da Série B, o Vitória, pelo placar de 1 a 0. Eder, no primeiro tempo, fez o único gol do jogo no estádio Heriberto Hülse, casa do tricolor carvoeiro.
Com o resultado positivo, o time criciumense permaneceu na sétima colocação da tabelacom 51 pontos, mas diminuindo a diferença de seis pontos do grupo de acesso para apenas três pontos. Na próxima rodada, o Criciúma encara um clássico contra a Chapecoense, na sexta-feira, dia 13, também no Majestoso. O Vitória manteve a liderança da competição com 58 pontos, quatro pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o Juventude, mas pode ver esta distância ficar de apenas um ponto se o Sport vencer a Ponte Preta nesta segunda-feira, dia 9.
Nos primeiros minutos, o Criciúma tinha dificuldades para fazer a transição entre a defesa e o ataque. O Vitória era melhor e criava as melhores chances e quase abriu o placar aos 11 minutos. Gustavo salvou o Tigre em um lance onde Iuri Castilho fez o cruzamento à meia altura pelo lado esquerdo e Gamalho antecipou a marcação para desviar. À queima roupa, o goleiro criciumense desviou.
O tricolor carvoeiro melhorou no jogo aos 17 minutos e chegou com perigo pela primeira vez. Fellipe Mateus cruzou e a zaga do Vitória afastou. Claudinho ficou com a bola na sobra e chutou forte e cruzado. A finalização passou perto, mas para fora.
Na segunda oportunidade que teve, o Criciúma não desperdiçou em um lance mais uma vez com a participação de Claudinho. O lateral cruzou na área, a defesa do time baiano afastou para trás e a bola ficou com Hygor. Esperto, o atacante girou o corpo e tocou para a pequena área, onde estava Eder para tocar na bola e mandar para o gol e fazer o 1 a 0.
O lance chegou a ser revisado pela arbitragem por conta de um toque de mão involuntário de Fabinho dentro da área do Vitória. O árbitro de vídeo não viu irregularidades e confirmou o gol.
Pressão do Leão
Depois de sofrer o gol, o Leão pressionou o Criciúma e teve pelo menos mais três chances antes do fim do primeiro tempo. Dois lances pararam em reflexos da defesa do Tigre e outro foi para fora.
A primeira oportunidade aconteceu aos 26 minutos. Osvaldo levantou a bola na área em cobrança de falta e Gustavo saiu errado. No bate e rebate, Camatunga apareceu para finalizar e Rodrigo, em cima da linha, tirou com o peito.
Aos 38 Hygor ainda tentou escapar em uma bela jogada, dando uma caneta em Wagner Leonardo, mas acabou adiantando demais e Lucas Arcanjo se antecipou para ficar com a bola.
Logo depois veio a segunda das três chances seguidos do Vitória. Osvaldo de novo fez cruzamento na área com 39 minutos no cronômetro e Iuri Castilho furou a cabeçada para conseguir o empate. A zaga do Tigre afastou mal e Osvaldo apareceu para, desta vez, tentar a finalização direta, mas ele tirou demais de Gustavo e mandou para fora.
Por fim, já com 42 do primeiro tempo, em boa jogada do time baiano, Iuri Castilho apareceu cara a cara com Gustavo. O goleiro do Criciúma fechou o ângulo e o chute do atacante do Vitória explodiu em seu peito. Foi o último lance de perigo antes do árbitro Caio Max Augusto Vieira apitar para determinar o intervalo.
Milagre de Lucas Arcanjo
No início de segundo tempo, o Criciúma avançou a marcação sobre a saída de bola do Vitória e só não ampliou a vantagem por conta de um milagre de Lucas Arcanjo.
Com apenas um minuto de bola rolando, Hélder cruzou na grande área, os zagueiros do Vitória se atrapalharam e a bola bateu nas costas de um dos defensores e sobra limpa para Eder pegar de primeira. O goleiro do Leão se esticou todo para pegar o chute forte e mandar para escanteio.
O Tigre apareceu mais uma vez aos 10 minutos, quando Fellipe Mateus foi derrubado na entrada da grande área. Ele mesmo foi para a cobrança e com o pé esquerdo bateu bem, mas com muita força, e a bola subiu demais.
Léo Gamalho desperdiça a oportunidade de empate
O Leão teve ótimo lance para conseguir igualar o placar com 17 minutos. Léo Gamalho tabelou com Osvaldo pelo lado direito e surgiu sozinho no meio da grande área para finalizar. O centroavante tentou colocar rasteiro no canto direito de Gustavo e pegou mal na bola para jogar para a linha de fundo.
Próximo dos 20 minutos marcados no segundo tempo, veio um momento de pressão do tricolor carvoeiro. Aos 19 minutos Rodrigo subiu sozinho na grande área para cabecear cruzamento de Fellipe Mateus para o chão. A finalização saiu fraca e Lucas Arcanjo ficou com a bola.
Um minuto depois, Eder recebeu passe na área e abre para Jonathan, que chega e chuta com perigo e a bola explode no rosto Wagner Leonardo. Por fim, Jonathan quase mandou para a rede aos 22 minutos. Fellipe Mateus cobrou o escanteio. A defesa do Vitória cortou e a bola ficou novamente com Jonathan pela direita. O lateral chutou forte, com perigo, mas tirou demais.
Leão tentou o empate
Na reta final do jogo, o time baiano se lançava ao ataque e quase conseguiu o empate. Aos 36 minutos Mateus Gonçalves partiu em velocidade pela ponta direita e cruzou para Zé Hugo na área. O camisa 17 chuta forte, mas foi travado por Rodrigo, que fez o corte providencial.
Dois minutos depois, uma chance clara para o Vitória. Iury Castilho protegeu bem a bola e acionou Mateus Gonçalves na entrada da área. O ponta rubro-negro entrou na área com liberdade, mas chutou muito forte e mandou por cima do gol.
O Tigre ainda não aproveitou ótima chance para ampliar o placar. Já nos acréscimos, aos 51 minutos, Marquinhos Gabriel avançou sozinho e viu Hygor livre na área. O meio-campo fez o passe o o atacante, que limpou o lance e depois chutou em cima da marcação. No fim, Criciúma 1 a 0 sobre o Vitória.
Ficha técnica para Criciúma 1 x 0 Vitória
Competição: Campeonato Brasileiro da Série B, 31ª rodada.
Data: Domingo, dia 8 de outubro.
Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma.
Horário: 18 horas.
Público: 8.424
Renda: R$ 163.220,00
Arbitragem: Caio Max Augusto Vieira apitou o jogo, auxiliado por Jean Marcio dos Santos e Luis Carlos de Franca Costa. O trio é do Rio Grande do Norte. O árbitro de vídeo foi Paulo Renato Moreira da Silva Coelho, auxiliado por Lilian da Silva Fernandes Bruno, ambos do Rio de Janeiro.
Cartão amarelo: Arilson (CRI); Dudu, José Hugo (VIT)
Gols: Eder (21’ 1ºT)
Criciúma: Gustavo; Claudinho (Jonathan), Rodrigo, Rayan e Helder (Marcelo Hermes); Barreto (Rômulo), Arilson e Fellipe Mateus; Fabinho (Marquinhos Gabriel), Hygor e Eder (João Carlos).
Técnico: Aléssio Antunes
Vitória: Lucas Arcanjo; Railan, Camutanga, Wagner Leonardo e Edson Lucas (Giovanni Augusto); Dudu (Gegê), Rodrigo Andrade (Wellington Nem) e Matheusinho; Osvaldo (Mateus Gonçalves), Iury Castilho e Léo Gamalho (José Hugo).
Técnico: Léo Condé
Fonte: Engeplus