O Criciúma Esporte Clube celebra nesta terça-feira, dia 13, 78 anos de fundação. A direção do Tigre organizou uma programação para celebrar mais um ano de história.
Nessa segunda-feira, dia 12, o clube lançou uma ação em suas redes sociais convidando os torcedores a responderem, em vídeo, “O que torna o Criciúma especial na sua vida?”. Os materiais podem ser enviados até às 12 horas desta quarta-feira, sendo os dez melhores depoimentos premiados, com os três primeiros recebendo a nova camisa do time carvoeiro, que será lançada ainda hoje.
Também para a data em que completa 78 anos, a direção do Criciúma está convidando os torcedores para cantar os parabéns ao clube e realizar o tradicional corte do bolo, às 17 horas. A ação será realizada no estádio Heriberto Hülse.
Já no próximo sábado, dia 15, será realizada a inauguração do Memorial dos Fundadores do Criciúma E.C., na praça Nereu Ramos, com a presença dos familiares dos fundadores, membros da diretoria e do prefeito municipal. O evento que marcará o fim das celebrações dos 78 anos do clube contará com a apresentação da banda Os Tigres.
Com mais títulos nacionais conquistados entre os catarinenses, o torcedor do Tigre se orgulha em estampar no peito as três conquistas nacionais na trajetória dos 78 anos do clube. Em 1991, a cidade de Criciúma ganhou ainda mais destaque a nível nacional e internacional com a conquista da Copa do Brasil.
Além de erguer o primeiro troféu de campeão nacional, o Tigre ganhou o direito de representar o país na Taça Libertadores da América do ano seguinte, fazendo uma campanha histórica, que o deixou entre os cinco melhores da competição.
Onze anos após conquistar a Copa do Brasil, já em 2002, Criciúma voltaria a ganhar destaque por meio do futebol. A equipe do Sul do Estado de Santa Catarina deixava seus adversários para trás e no dia 7 de dezembro aplicou um 4 a 1 no Fortaleza, com o Heriberto Hülse lotado, debaixo de muita chuva, garantindo assim o direito de ser chamado também de Campeão Brasileiro da Série B.
Em 2006, o torcedor carvoeiro iniciou o ano com a tristeza de ver seu time jogar pela primeira vez a Série C nacional. Porém, no fim da temporada o desgosto se transformou em alegria. No dia 26 de novembro, também com uma forte chuva que encharcou o gramado do Majestoso e lavou a alma dos torcedores, o Tigre aplicou um 6 a 0 no vitória e ergueu sua terceira taça em competições nacionais.
Catarinenses e Recopas
Mesmo fundado em 13 de maio de 1947, o clube foi campeão catarinense pela primeira vez em 1968, ainda como Comerciário. As outras 11 conquistas da elite do futebol estadual vieram em 1986, 1989, 1990, 1991, 1993, 1995, 1998, 2005, 2013, 2023 e 2024. Além de conquistar o Campeonato Catarinense por 12 vezes, o Tigre também tem a faixa de campeão da Recopa Catarinense em 2024 e 2025 e da Copa Santa Catarina de 1993.
Capítulo amargo e volta por cima
Um dos mais dolorosos capítulos da história do Criciúma foi em 2021 com o rebaixamento para a Série B do Campeonato Catarinense. E como diz a letra de uma das músicas da Barra Os Tigres“Todo mundo dizia: ‘Criciúma, é o fim da sua vida’. Mas a gente sabia da força da nossa torcida”, o torcedor carvoeiro ajudou o clube a dar a volta por cima.
Ainda na mesma temporada, o Tigre retornou para a Série B do Campeonato Brasileiro. No ano seguinte disputou a segunda divisão estadual e se tornou campeão da competição, retornando à elite de Santa Catarina dentro de campo e de forma digna.
Fonte: Engeplus