Após perder para o Barra por 2 a 1 na noite desta quinta-feira, dia 21, o Criciúma volta para casa com um desafio grande na bagagem: fazer vitória com diferença de dois gols no Majestoso e garantir vaga na final do Campeonato Catarinense 2024. As equipes se enfrentaram hoje pelo jogo de ida da semifinal da competição. O Tigre chegou a abrir o placar em Itajaí, mas viu o adversário virar para 2 a 1.
O primeiro tempo da partida teve destaque para Claudinho, que marcou o gol tricolor. O segundo tempo, no entanto, foi marcado por uma reação inesperada do Barra, que veio em busca do empate e, logo em seguida, da vitória. A equipe criciumense chegou a empatar, mas viu o gol ser anulado por impedimento. Esta foi a terceira vez que o Criciúma enfrentou a equipe do Norte de SC na história, e a primeira vez em que o Tigre perdeu o embate até então.
A partida começou equilibrada no Gigantão das Avenidas, e apesar de o time da casa ter criado a primeira oportunidade de gol desta noite, foi o Criciúma quem abriu o placar da disputa. Quem balançou a rede para a equipe carvoeira foi Claudinho, em uma jogada iniciada com Eliedson. O volante mandou um passe para Felipe Matheus, que encontrou Marcelo Hermes na esquerda do campo. O lateral cruzou na medida para Claudinho, que mandou para o fundo do gol aos 13 minutos.
O Criciúma não diminuiu o ritmo após o gol. Nos minutos seguintes a equipe teve outras duas boas chances de ampliar o placar. Aos 16 minutos Claudinho apareceu na área e deixou preparado para Fellipe Mateus, que chegou em condições de marcar, mas acabou mandando pela linha de fundo.
Um minuto depois, Claudinho garantiu seu nome como destaque da primeira etapa. O jogador recebeu um bom passe de Kayzer e chutou rasteiro para o gol, mas viu a bola sair também pela linha de fundo. “Foi um bom começo de jogo. O Criciúma não insistiu apenas por um lado, mas propôs um bom jogo. Assustou o Barra”, destacou o comentarista do Tabelando/Engeplus, Aderson Amboni.
Meritão também teve sua chance aos 25 minutos de partida. Ele bateu colocado e cobrou uma grande defesa do adversário Ewerton.
Pênalti logo no início da etapa final
Nem deu tempo de o Criciúma esquentar em campo de novo antes de o árbitro marcar pênalti a favor do time da casa. Aos 30 segundos de partida, Tobias levou cartão amarelo por acertar Rodrigo que se perdeu na área e caiu. Gustavo também foi amarelado por reclamação na situação, mas nada disso deu resultado. Marcelinho bateu para o meio do gol, e Gustavo pulou para a direita. Foi o empate do Barra.
Em um momento de “apagão” para os jogadores do Tigre, o Barra garantiu o gol de virada em Itajaí. Foi em uma cobrança de escanteio que o zagueiro Wesley Matos viu a oportunidade de pular e mandar de cabeça para o fundo do gol. A virada veio logo no início da etapa final, aos 9 minutos de cronômetro rodando.
Tigre chegou a empatar, mas jogada estava impedida
A torcida do Tigre teve um momento de alívio aos 13 minutos, quando Renato Kayzer recebeu um cruzamento de Marcelo Hermes e cabeceou para o gol de empate. No entanto, a jogada foi anulada pouco depois, após análise da arbitragem. O VAR analisou a jogada e percebeu que Kayzer estava impedido.
Com as alterações promovidas por Tencati para o final do jogo, o Criciúma voltou ao jogo e chegou a criar boas oportunidades para ao menos empatar no Gigantão das Avenidas. O Tigre chegou a garantir mais posse de bola e boas jogadas, mas o goleiro Ewerton fez um bom trabalho em barrar a equipe tricolor. Nos acréscimos, Barreto chegou a mandar no travessão, mas nada mudou e o apito final garantiu o placar favorável para o time da casa.
Próximo compromisso
A decisão por uma vaga na final do Campeonato Catarinense acontece neste domingo, dia 24, na casa do time carvoeiro. O Tigre recebe o Barra no Estádio Heriberto Hülse às 16 horas, no jogo de volta da semifinal da competição.
Ficha técnica para Barra 2 x 1 Criciúma
Competição: Campeonato Catarinense – Jogo de ida da semifinal
Data: Nesta quinta-feira, dia 21 de março
Local: Estádio Dr. Hercílio Luz
Horário: 20h30
Arbitragem: Rafael Traci (FIFA), auxiliado por Henrique Neu Ribeiro e Eder Alexandre. O árbitro de vídeo foi Heber Roberto Lopes, que teve a companhia de Alex dos Santos e Fernando Henrique de Medeiros Miranda na cabine.
Gols: Claudinho (13’1T); Marcelinho (3’2T); Wesley Matos (9’2T)
Cartões amarelos: Tobias, Gustavo (Cri); Adilson Bahia, Natan (Barra)
Cartões vermelhos: Natan (Barra)
Barra: Ewerton, Muriel (Julio Cesar), Wesley Matos, Natan, Roldan, Alex Henrique (Adilson Bahia), Marcelinho (Diego Lanzarini), Gabriel Jesus, DG, Emerson Júnior (Eduardo Guedes), Matheus Carvalho (Álvaro).
Técnico: Eduardo Souza
Criciúma: Gustavo, Claudinho, Rodrigo, Fellipe Mateus, Felipe Vizeu (Eduardo Melo), Renato Kayzer (João Carlos), Jonathan (Barreto), Tobias Figueiredo, Eliedson (Eder), Meritão (Baltasar Barcia), Marcelo Hermes
Técnico:Claudio Tencati