A paixão pelo motocross tem levado Lorenzo Ricken, de apenas 11 anos, a conquistar resultados expressivos nas pistas. De Rio Fortuna, ele começou na modalidade aos quatro anos, incentivado pela família, quando pilotou pela primeira vez uma minimoto KTM 50cc. Desde então, o talento e a dedicação o colocaram entre os principais nomes da categoria de base no país.
Em 2024, Lorenzo foi campeão do Brasileiro de Motocross e do Arena Cross, ambos na categoria 65cc. No mesmo ano, representou o Brasil em uma competição nos Estados Unidos, onde conquistou o segundo lugar na classificação geral.
Atualmente, o piloto compete na categoria 85cc no Campeonato Brasileiro e na 65cc no Arena Cross. Seus treinos acontecem entre Rio Fortuna e Florianópolis, onde, desde 2024, integra o grupo de treinamento da Yamaha Brasil. Lá, ele treina ao lado dos pilotos oficiais da equipe, sob orientação do técnico Dino.
No último sábado, Lorenzo ganhou mais uma etapa do Arena, em Jundiaí, São Paulo, e segue líder da sua categoria.
Rotina
A rotina de Lorenzo vai além das pistas. Ele segue uma alimentação balanceada, tem acompanhamento físico e psicológico e mantém o foco nos estudos. É aluno do 6º ano no Colégio Radiar, que oferece apoio para que ele possa conciliar o esporte de alto rendimento com as atividades escolares.
Na agenda do jovem piloto estão as duas etapas do Arena Cross, em São Paulo, onde lidera a competição e busca o bicampeonato. Em seguida, ele parte para Pernambuco, onde disputará mais uma etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross.
Com grandes conquistas já no currículo, Lorenzo sonha alto. “Para o futuro, o sonho é grande: chegar a um campeonato de nível americano e mundial. Ele já teve boas oportunidades lá fora, e no momento certo vai acontecer. Nós, pais, apoiamos sempre”, afirma Francini Ricken, mãe do piloto.