A manhã desta quarta-feira, 15 de maio, foi muito marcada após Ivete Sangalo e Ludmilla anunciarem que seus shows da próxima turnê, “A Festa” e “Ludmilla in the House Tour”, respectivamente, foram cancelados por conta de um impasse com a produtora, 30e, e cada uma se pronunciou em suas redes sociais, lamentando o ocorrido.
Todavia, de acordo com a Billboard Brasil, ambas as turnês são uma tragedia anunciada dentro do mercado de shows, e que a produtora tinha um “otimismo exagerado” com os shows por conta de artistas como Jão, NX Zero e Titãs terem esgotado mais de uma apresentação em estádio, principalmente no Allianz Parque, em São Paulo.
O portal sobre música ressalta uma série de erros que teriam ido cometidos por causa dos shows, como Veveta ter continuado com “A Festa” após o show inaugural no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, ter vendido poucas entradas, e até ter rolado distribuição de ingressos em um shopping.
As novas datas não ajudaram, pelo contrário, e o relatório da Billboard Brasil revelou que na Arena Manaus, cuja capacidade é para 44 mil pessoas, foram vendidos apenas pouco mais de 2,5 mil ingressos. Em Presidente Prudente, interior de São Paulo, a performance foi ainda pior: não passaram de cem ingressos.
Show de Ludmilla vendeu 500 ingressos
Em relação à outra turnê, Ludmilla foi uma aposta no escuro da 30e, que esperava um sucesso de vendas tal qual o “Numanice” da artista: “A 30e comprou Ludmilla e achou que tinha o ‘Numanice’”, disse uma fonte anônima para a Billboard Brasil. O evento de pagode de Lud chegou a esgotar o sambódromo.
Ainda, estima-se que ela teria recebido um adiantamento de R$ 2 milhões a R$ 3 milhões para fazer a turnê “Ludmilla in the House” pela 30e. Várias datas de Ludmilla foram marcados para locais que abrigariam entre 10 mil e 20 mil pessoas, porém, teve show que mal vendeu 500 ingressos.
Vale ressaltar que Ludmilla já havia cancelado apresentações previstas quando veio o anúncio da turnê, antes mesmo de cancelar ela por completo. Ajuda a criar a ilusão. Mas é uma em um milhão. Colocar Titãs em estádio foi um golaço, mas é preciso tomar cuidado com o resto. Nem tudo funciona como Sandy e Junior”, afirmou outra fonte.
Os especialistas ouvidos ainda falaram da importância de se determinar um teto de gastos: “Se você fecha com um artista, mas não impõe limites na planilha, ele vai querer gastar muito e ter o máximo de produção. Às vezes, você enche o estádio e ainda assim não paga a conta. […] Sabe o ‘voo’ da Ivete? É uma tecnologia importada. Provavelmente sairia caro demais”.
OFuxico