A colombiana Shakira revelou que todo o dinheiro que ganhou durante o período em que morou na Espanha foi confiscado pela Agência Tributária. A informação foi divulgada em carta aberta publicada no jornal espanhol El País.
“Tudo o que ganhei nesses anos foi retido pelo estado espanhol. O estado reteve uma quantia superior ao total das minhas receitas nesses anos. Pode parecer incompreensível, mas para mim a década na Espanha foi financeiramente perdida”, conta ela no texto.
Em 2023, a cantora se declarou culpada das acusações de fraude fiscal para evitar um julgamento por sonegação de impostos, que girava em torno de 14,5 milhões de euros. Em troca, teve que pagar uma multa milionária.
No comunicado oficial, Shakira disse que foi vítima de machismo e que acredita que o mesmo não teria acontecido caso ela fosse um homem americano. Além disso, criticou o órgão de fiscalização.
“[A Agência Trbutária é] uma instituição estatal que parecia mais interessada em me queimar publicamente na fogueira do que em ouvir minhas razões”, garantiu.
Embora tenha feito o acordo, ela negou que tenha morado na Espanha mais tempo do que o estipulado pela lei antes de 2015. Mas que fez escolhas pensando nos filhos.
“Tomei as decisões que tomei para proteger meus filhos, para estar ao lado deles e seguir com minha vida”, escreveu a artista.
Metrópoles