Com o objetivo de contribuir para a saúde e qualidade de vida dos animais de Laguna, o Programa Banco de Ração e de Produtos para Animais, instituído por lei, já atende 42 protetores e cerca de 900 animais do município.
O programa tem como objetivo promover o bem-estar animal por meio da compra e captação de doações de rações, produtos, acessórios, e gêneros alimentícios para animais, bem como sua distribuição para entidades e organizações dedicadas à proteção de animais em situação de abandono.
O programa se aplica a cães e gatos mantidos em abrigos ou locais apropriados, excluindo-se aqueles soltos em vias públicas. “Credenciamos as entidades, organizações não governamentais (ONGs), protetores e cuidadores independentes, lares voluntários e lares de passagem para animais. O credenciamento é realizado mediante editais de chamamento públicos que já estão encerrados”, explicou o secretário de Pesca e Agricultura, Dener Nascimento.
Além disso, tem como finalidade a compra, coleta, recondicionamento e armazenamento de produtos e gêneros alimentícios para animais, provenientes de doações, apreensões, compras da administração municipal e outros meios. Também há distribuição organizada dos produtos e gêneros alimentícios, diretamente ou por meio de entidades cadastradas, para animais em estado de abandono.
ENGEPLUS