Carlinhos de Jesus, um dos maiores nomes da dança no Brasil, revelou que enfrenta uma doença neurológica e autoimune que vem afetando seus movimentos. Em entrevista ao “Fantástico”, o coreógrafo contou que os sintomas começaram há três anos, quando percebeu a perda de força na perna direita, sem dor. No entanto, em junho deste ano, a situação se agravou.
“Comecei a sentir uma dor, não conseguia andar. Cheguei a cair. Fomos a um médico de quadril e ele recomendou a internação: era tanta dor que a medicação para eu dormir era morfina”, relatou o artista ao programa.
Diagnóstico e tratamento
A condição descoberta inflama e danifica a bainha de mielina, camada que protege os nervos responsáveis por transmitir os comandos cerebrais ao corpo. Além disso, Carlinhos foi diagnosticado com inflamação nos quadris e tendinite nos glúteos.
Para enfrentar a doença, ele iniciou um tratamento que inclui imunoterapia, voltada para reforçar as defesas naturais do organismo. Também mantém uma rotina de musculação e exercícios funcionais. “É um tempo de paciência, resiliência, calma. De calma para que eu possa caminhar”, afirmou ao Fantástico.
Força na dança e no humor
Apesar do diagnóstico, Carlinhos segue firme em sua vontade de voltar aos palcos. O histórico de atividades físicas e a paixão pela dança são seus maiores aliados para atenuar os sintomas de fraqueza e dor. Entre as sessões de tratamento e fisioterapia, ele aposta no bom humor para atravessar a fase mais desafiadora de sua carreira.
Em trechos inéditos da entrevista concedida a Renata Capucci para o podcast Isso é Fantástico, o dançarino abre o coração sobre a nova rotina, marcada por limitações, mas também por esperança e determinação.
Fonte OFuxico