O município de Tubarão confirmou que fará a inauguração da Ponte Vereador Edison Fernando Peicher de Carvalho às 20 horas desta quinta-feira (15).
A travessia já é muito utilizada por moradores da região e ficou popularmente conhecida como “Ponte da Guarda”, ligando a rua Plácido Braz Fernandes, na Margem Esquerda, e a SC-390, na Margem Direita.
De acordo com informações da prefeitura na época, a obra já estava 99% concluída em janeiro de 2024, restando as etapas de instalação dos guarda-corpos e dos guarda-rodas, tradicionais barreiras que protegem e separam os espaços destinados aos pedestres e ciclistas dos veículos, além da implementação da capa asfáltica das duas pistas e o contrapiso da calçada.
Desde então, os trabalhos aconteceram e a ponte chegou a ser inaugurada, mas ainda sem a iluminação pública, fato que gerava insegurança e preocupava moradores da localidade.
Em setembro de 2025, a ponte finalmente começou a receber a instalação de cabos para a iluminação ao longo do trecho.
No total, foram nove postes, instalados desde o acesso aos bairros e passando por toda a estrutura, todos com lâmpadas de LED de alta potência, beneficiando moradores das duas Guardas, Rio do Pouso, Bom Pastor, Km 63 e Alto Pedrinhas.
O investimento da prefeitura foi de mais de R$ 21 milhões, com recursos do Finisa, e a ordem de serviço foi assinada em novembro de 2022.
Fonte: Sul agora