Sete instituições da região foram reconhecidas na 14ª edição do Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina, entregue pela Assembleia Legislativa (Alesc) em sessão especial nesta semana. Amurel, Apae de Tubarão, Aproet, Cegero, Combemtu, Igam e SCpar Porto de Imbituba receberam a certificação por suas práticas sociais, ambientais e de governança.
Ao todo, 105 organizações privadas, públicas e do terceiro setor foram certificadas em 2025. A seleção é feita pela Comissão Mista de Responsabilidade Social, que também anunciou os vencedores do Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC, voltado às iniciativas com maior impacto no bem-estar da comunidade.
O presidente da Comissão, Áureo Tedesco, destacou a evolução do programa e o recorde de participação nesta edição: 200 inscrições, 138 concluídas no prazo e 105 certificadas. “São números que reforçam a maturidade e o alcance dessa iniciativa”, afirmou. “Cada vez mais empresas, entidades e instituições públicas estão estruturadas e compreendendo seu papel na promoção de ações ambientais, sociais e de governança. Essa certificação é uma declaração de compromisso com o presente e o futuro.”
A sessão foi presidida pelo deputado Fernando Krelling, 1º vice-presidente da Alesc, acompanhado do deputado Volnei Weber. Ambos enfatizaram a relevância do trabalho realizado pelas entidades certificadas para o desenvolvimento do estado.
“Se Santa Catarina é essa potência, é graças ao empenho de todos vocês com essa causa, que muitas vezes não aparece na TV ou nas redes sociais, mas tem impacto enorme na vida das pessoas”, disse Krelling. “Que essa premiação sirva de estímulo para que mais organizações sigam por esse caminho”, completou Weber.