Aos 20 anos, a tubaronense Eduarda Barreiros Schotten lança hoje o seu segundo livro, “E no final todos viramos saudade”, em evento marcado para as 19h, no Sigma Park. A obra nasce de um processo íntimo, espontâneo e profundamente emocional, como a própria autora descreve.
Eduarda conta que começou a escrever por necessidade. “Surgiu de forma muito natural. Eu via no papel uma escuta sem julgamentos e, quando comecei a brincar com metáforas, frases e emoções, apenas para desabafar, veio a poesia”, relembra.
Ao longo de três anos, os textos foram ganhando corpo. Ela escrevia sempre que vivia algo intenso, algo que a fizesse sentir e transformar. O resultado é um livro que alterna entre a primeira e a terceira pessoa, costurando não apenas suas vivências, mas também reflexões sobre as emoções humanas em geral.
A jovem explica que a obra reúne fases distintas de sua vida. E é justamente essa multiplicidade que dá o tom do livro. “Quero que o leitor entenda que nenhuma emoção é eterna. Tudo na nossa vida é passageiro. É preciso aproveitar cada momento antes que tudo se torne uma única palavra: saudade”.
DS