A categoria bancária está mobilizada denunciando o fechamento de agências no país, demissões em massa e a precarização dos serviços. A informação é do Sindicato dos Bancários de Criciúma e Região, que apresentou uma esquete teatral em frente a uma agência do Banco Bradesco, no Centro de Criciúma, na semana passada, como forma de alertar a população.
Para o sindicato, a justificativa dos bancos de uma “adequação de mercado” esconde um problema mais profundo. Em nota, o Sindicato dos Bancários de Criciúma argumenta que a estratégia, na prática, significa “ajustar custos às custas da exclusão bancária e da precarização do trabalho”.
A coordenadora da comissão dos empregados, Érica de Oliveira, foi enfática. “O digital serve como alternativa, não uma imposição. Na hora da dificuldade, o cliente quer conversar com o bancário, não com a tela. O recurso é do cliente, e ele deve ter o direito de escolher”.
De acordo com o sindicato, dados das federações que compõem a Contraf-CUT indicam que 2.564 trabalhadores foram demitidos apenas no primeiro semestre de 2025. Para os que permanecem nas agências, a carga de trabalho e a pressão por metas aumentam, cenário que contribui para o adoecimento da categoria. Outro ponto criticado é a transferência de serviços para correspondentes bancários, que, segundo o sindicato, operam com estrutura frágil e mão de obra sem a proteção da convenção coletiva de trabalho.
O Portal Engeplus entrou em contato com a assessoria de imprensa do Bradesco, que respondeu por meio de uma nota oficial. Confira:
O Bradesco tem promovido algumas mudanças em seu modelo de atendimento, transformando parte de suas agências em unidades de negócio. Este é um processo que vem sendo adotado há algum tempo, visto que atualmente 98% do total de operações feitas pelos clientes do banco acontecem por meio dos canais digitais. Dentro desse processo, algumas agências passam por uma adequação do seu tamanho físico e outras por uma unificação.
Os clientes são redirecionados para agências próximas à região e continuam tendo acesso aos principais serviços bancários através das unidades do Bradesco Expresso, rede de correspondentes bancários do banco disponíveis em estabelecimentos comerciais e que funcionam em horário ampliado ao das agências, além dos canais digitais do Bradesco, pelo aplicativo e internet banking.
Fonte: Engeplus