O aumento no preço da balsa em Laguna e o fluxo cada vez mais intenso pela BR-101 com a chegada da temporada de verão tornam ainda mais delicada a situação de moradores e veranistas que teriam na Rodovia Aggeu Medeiros, entre Tubarão e Laguna, uma rota alternativa. A obra, considerada fundamental para aliviar o trânsito e melhorar a mobilidade local, terá nova paralisação.
Retomados em agosto após meses de interrupção por falta de repasses do governo do estado, os serviços voltaram a avançar de forma lenta e agora serão novamente suspensos. Segundo o consórcio CIM- Amurel, responsável pela gestão da obra, as equipes da empresa Confer entraram em férias coletivas na segunda-feira, dia 17, e só devem retornar após 5 de janeiro de 2026.
Faltam cerca de 1,8 quilômetro de pavimentação e a construção de duas pontes para completar o trecho em execução entre o limite de Tubarão e a comunidade de Campos Verdes, em Laguna. Ao todo, o projeto inclui aproximadamente 24 km de pavimentação, com investimento de cerca de R$ 85 milhões do governo estadual.
A obra já apresentava ritmo reduzido desde outubro, quando o CIM- Amurel informou que as equipes estavam concentradas na implantação e operação da nova usina de asfalto. Na época, o presidente do consórcio, Hélio Alberton, afirmou que a lentidão não estava relacionada a falhas da empresa executora, mas a ajustes técnicos e operacionais. Ele destacou que o foco se voltava para a ampliação do corpo técnico e para definições pendentes nas pontes — consideradas o principal gargalo da fase atual.
Preocupação
Com a nova pausa, cresce a preocupação de moradores e veranistas, que temem impactos na temporada de verão e seguem aguardando a conclusão de uma ligação viária essencial para o turismo, a economia e o deslocamento diário entre Tubarão e Laguna.
Fonte: Diário do Sul