O morador de Tubarão Marcos Roberto Melo, atua há 14 anos como voluntário no resgate de animais vítimas de maus-tratos. Nesse período, ele ajudou centenas de cães, incluindo dois casos que marcaram sua trajetória: Farofa e Zé Pequeno, ambos com deficiência e que utilizam cadeirinhas de rodas adaptadas.
Zé Pequeno foi resgatado após um atropelamento que causou fratura na coluna. Mesmo sem recuperar os movimentos das patas traseiras, se adaptou ao uso da cadeirinha e vive normalmente.
O caso de Farofa foi mais grave: o cão teve as pernas arrancadas e chegou a ter a eutanásia sugerida.
Marcos não aceitou e organizou uma campanha de arrecadação para custear o tratamento na clínica Animed. O animal se recuperou e está prestes a ser adotado pela pessoa que financiou o tratamento.
Durante o resgate de Farofa, Marcos também passava por um tratamento contra o câncer de intestino. “Eu estava me recuperando e ele também. Foi uma superação conjunta. Só Deus pode fazer tudo isso”, diz, emocionado.
Marcos mantém um abrigo com mais de 20 animais e 15 filhotes, todos cuidados com dedicação e recursos voluntários. Quem quiser conhecer mais o trabalho, ajudar ou adotar, o Instagram é @marquiinhosprotetortb.
Fonte: Sul Agora