A um ano das eleições de 2026, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) informou que está revisando os locais de votação, em razão do crescimento populacional registrado no estado ao longo dos últimos anos. No próximo pleito, os catarinenses vão escolher seis cargos, aumentando o tempo de permanência dos eleitores na cabine. “É uma preocupação legítima da presidência”, afirmou o diretor-geral do TRE-SC, Gonsalo Agostini Ribeiro.
Segundo o presidente do TRE, o desembargador Carlos Alberto Civinski, atualmente Santa Catarina conta com 5.514.996 eleitores aptos, sendo 52%, mulheres. “Esse número deve aumentar em função dos movimentos migratórios que têm o estado como destino”, destacou.
Entretanto, o corregedor e vice-presidente do TRE, o desembargador Carlos Roberto da Silva chama a atenção para as pessoas que buscam residência no estado, mas não transferem o título. “É importante que o façam para que assumam essa cidadania, esse pertencimento catarinense. Nós estimamos que possamos ter um incremento de 20% no eleitorado. Até um milhão de pessoas podem se tornar eleitores em SC ao transferirem seu título”, frisou.
O cadastro encerra no dia 6 de maio do próximo ano. “A ideia de estarmos fazendo essa divulgação é para que as pessoas se antecipem, procurem os cartórios e façam a transferência, a biometria, evitando aquele acúmulo de última hora”, completou Silva.
Crescimento da abstenção nas eleições
Em 2022, o percentual médio de abstenção era de 17%. O dado saltou para 21% em 2024. “Claro que há várias causas que levaram a esse resultado, mas, para nós do TRE, isso preocupa. O nosso papel é incentivar o eleitor a participar do próximo pleito, destacar a importância do seu voto para esse país cuja a democracia continua crescendo e se tornando forte cada vez mais”, ressaltou o vice-presidente.
Fonte: Engeplus