Na noite desta segunda – feira foi aprovado em segunda votação na Câmara de Vereadores de São Ludgero o Projeto de Lei Ordinária CM nº 0007/2025, de autoria do vereador Laudi da Silva, que denomina de Estrada Geral Guilherme Schulz a via municipal que liga a Rodovia Municipal Barra do Rio Pinheiros até a propriedade da senhora Joicy Schulz Buss, em toda a sua extensão, com largura definida em oito metros.
A homenagem lembra a trajetória de Guilherme Schulz, nascido em 18 de janeiro de 1921, na localidade de Km 2, em Braço do Norte, filho de Henrique Schulz e Ana Fuchter Schulz. Casou-se em 1942 com Matilde Brüning, com quem teve 11 filhos. Em 1953, mudou-se para a comunidade de Barra do Rio Pinheiros, em São Ludgero, onde trabalhou com o sogro em um engenho de farinha e na criação de porcos. Em 1974 ficou viúvo após a esposa ser vítima da grande enchente que assolou a região, sendo levada por uma enxurrada repentina. Depois casou-se novamente com Celestina Willemann, com quem teve mais duas filhas. Em 1992 ficou viúvo pela segunda vez e faleceu em 26 de novembro de 2004, sendo sepultado no Cemitério Municipal de São Ludgero.
De acordo com a justificativa do projeto, além de prestar uma homenagem a uma pessoa muito respeitada na comunidade, a denominação oficial da estrada busca também facilitar a identificação de endereços de moradores e o acesso de visitantes e turistas, especialmente devido à instalação recente de uma pousada na região. O vereador Laudi da Silva destacou que a aprovação da proposta representa o reconhecimento público à história de trabalho e dedicação à família de Guilherme Schulz.
Fonte: Repórter Sul