O juiz Eduardo Garcia Albuquerque, do Tribunal de Justiça de São Paulo, determinou o bloqueio do passaporte de Celso Henrique de Oliveira Yamashita. O empresário responde por injúria racial contra a atriz Taís Araújo.
A medida inclui a apreensão do documento e dessa forma busca garantir que ele permaneça no Brasil até receber citação formal sobre a ação penal.
O caso ganhou força a partir de mensagens enviadas em 2022, quando Taís Araújo criticou o então presidente Jair Bolsonaro. Em resposta, Yamashita publicou em um grupo de WhatsApp do condomínio onde morava, em São José do Rio Preto, a frase:
“É uma infeliz. Maldita Princesa Isabel”. Um vizinho logo encaminhou o conteúdo ao Ministério Público, que passou a investigar o episódio.
Ministério Público aponta risco de fuga
A denúncia foi aceita pela Justiça em novembro de 2023. O MP então sustentou que a fala representava reprovação direta à Lei Áurea, sugerindo que pessoas negras não teriam direito à opinião se a abolição não tivesse ocorrido. Nos autos, o empresário declarou que se tratava apenas de uma “brincadeira”.
Desde então, a Justiça não conseguiu notificá-lo pessoalmente. Diante da dificuldade, o promotor Fabio Miskulim pediu o bloqueio do passaporte. No documento, afirmou que Yamashita estaria viajando com frequência ao Japão e poderia ter alterado o nome para Musashi Henrique de Oliveira Yamashita.
Com o objetivo de evitar uma saída do País sem ser citado, o magistrado atendeu ao pedido. A ordem foi encaminhada à Polícia Federal e à Receita Federal, responsáveis por executar a medida. O processo segue em andamento.
Fonte OFuxico