Uma empresa do setor da construção civil, em Tubarão, foi alvo de uma operação da Receita Estadual de Santa Catarina nesta semana. A ação faz parte de uma mobilização do Fisco contra a sonegação de impostos e foi deflagrada pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC).
Segundo a SEF, a empresa é suspeita de vender mercadorias com documentos fiscais subfaturados ou até mesmo sem nota fiscal, o que caracteriza tentativa de burlar o pagamento de tributos aos cofres públicos. A omissão de receita pode ultrapassar R$ 36 milhões, de acordo com estimativa preliminar do Fisco.
Durante a operação, foram apreendidos documentos físicos e digitais que serão analisados em auditoria. A análise vai permitir o avanço das investigações e o levantamento exato do montante sonegado, bem como a notificação dos envolvidos, segundo a SEF.
Outro caso em SC
Uma empresa do setor de plásticos, em Itajaí, também foi alvo da mesma ação. A investigação aponta o uso indevido de créditos fiscais com notas emitidas por empresas fantasmas, conhecidas como “noteiras”, criadas apenas para fraudar o sistema tributário. Neste caso, os créditos fiscais fraudulentos somam aproximadamente R$ 19 milhões.
Fonte: Diário do Sul