A semana deverá ser decisiva a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, que deve decidir se aceitará, ou não, a proposta de assumir a Secretaria Estadual de Educação. A resposta deverá ser dada exclusivamente ao governador Jorginho Mello, assim que ele voltar de sua missão aos Estados Unidos, no próximo dia 17. O secretário Aristides Cimadon se afasta para cuidar da saúde e deixa algumas pontas abertas na pasta que precisam ser sanadas.
Segundo Ceretta, alguns fatores são fundamentais e interferem na sua decisão. Porém, dentre todos, o que está mais acertado e tranquilo, seria a sua substituição, onde a atual vice-reitora Gisele Coelho Lopes passaria a ser a reitora em exercício da Unesc.
Outros fatores como o apoio do corpo dos reitores da Acafe e da comunidade acadêmica, além do aceite da sua equipe de confiança, o qual ela levaria para a Educação, ainda estão pendentes. São questões que devem ter um peso significativo na decisão de Luciane, a ser tomada ainda nesta semana.
Outro fator importante, que a reitora da Unesc terá que avaliar, são os próprios desafios que lhe esperam, caso decida comandar uma das maiores e mais importantes pastas do governo Jorginho.
Apesar do grande protagonismo de Ceretta frente à criação do programa Universidade Gratuita e do Fumdesc, eles se tornam pequenos diante dos entraves da gestão da educação que envolvem, por exemplo, a estrutura das escolas, o fortalecimento da educação básica e a gestão do ensino médio. São um contingente de situações, os quais, Luciane Ceretta deve pesar na balança, para então tomar a decisão.
A proposta é tentadora e caso aceite, Ceretta terá muitos desafios pela frente mas, que também lhe renderão uma grande projeção estadual, com o seu nome à frente da pasta da Educação. Porém, pode ainda, escolher dar continuidade ao seu projeto como reitora e completar seu terceiro mandato. Caso aceite o convite do governador, Luciane precisará se licenciar da reitoria da universidade. Ela foi reeleita como reitora em março, com uma votação histórica de 11.228 votos.
Fonte: Engeplus