A Igreja Católica já tem um novo papa. Às 13h07 (horário de Brasília) e 18h07 (horário do Vaticano) desta quinta-feira, dia 8, a fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina, anunciando a escolha do novo bispo de Roma. O cardeal escolhido foi Robert Francis Prevost, dos Estados Unidos, de 69 anos.
Ele será o 267º sucessor de Pedro. Após a eleição, o pontífice recebeu uma homenagem coletiva dos demais cardeais e depois o cumprimento de cada um deles. Ele deixou a Capela Sistina e se dirigiu para a “Sala das Lágrimas”, assim conhecida por conta de ser um local de forte carga emocional onde muitos papas choraram ao assumirem a missão.
Com a ajuda do mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, dom Diego Giovanni Ravelli, ele vestiu uma das três roupas papais preparadas, para então se dirigir até a sacada central da Basílica de São Pedro.
O protodiácono, o cardeal Dominique Mamberti, anunciou a frase “Habemus Papam”, em latim, que significa “Temos um papa”, e logo depois o nome escolhido pelo pontífice: Leão XIV.
Eleição
A escolha do novo papa aconteceu no quarto escrutínio do Conclave, ou seja, na primeira votação da tarde desta quinta-feira. Às 18h07 (horário do Vaticano) a euforia tomou conta dos fiéis que estavam na praça São Pedro, que viram a fumaça branca saindo da chaminé da Capela Sistina, que confirmou a escolha do pontífice.
Fonte: Engeplus