O deputado federal Zé Trovão (PL-SC) apresentou na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, dia 29, o Projeto de Lei 1936/2025 que visa reforçar o uso das cores oficiais da bandeira nacional por entidades públicas e privadas que representem o Brasil em eventos, tanto nacionais quanto internacionais. A discussão iniciou após surgir nas redes sociais uma possível camisa vermelha da seleção brasileira, porém até o momento o uniforme não foi confirmado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O projeto, que busca fortalecer o simbolismo e a identidade nacional em ocasiões de relevância, estabelece que todas as organizações, sejam elas governamentais ou do setor privado, devem adotar as cores verde, amarelo, azul e branco – características da bandeira – em sua representação oficial do país, sempre que participarem de eventos, competições ou exposições fora do Brasil. “Visto o absurdo que aconteceu com relação a colocar a camisa do Brasil dentro de uma cor partidária, hoje eu protocolei um projeto de lei que proíbe esse tipo de ação. E não é por questão partidária, é porque nós temos que entender que a cor do Brasil não está simbolizada através do vermelho na sua bandeira”, comentou o deputado.
O parlamentar ainda destacou que a seleção quando joga não representa apenas uma entidade e, sim, os brasileiros. “A seleção quando vai jogar não está representando a CBF, não está se representando Luiz Inácio Lula da Silva [presidente da República], está representando os mais de 220 milhões de brasileiros. E esses não podem ser desrespeitados por uma cor partidária. O jogo que foi feito é sujo, absurdo, mas nós traremos a esse plenário, esse projeto para ser aprovado e se Deus quiser muito em breve sancionado. Não vamos deixar corromper a bandeira do Brasil, ela jamais será vermelha”, afirmou.
O projeto de lei foi apresentado nesta terça, com isso, deve passar pelas comissões para em seguida ser votado em plenário.
O que diz a CBF?
A CBF afirmou na manhã desta terça-feira, que as imagens divulgadas recentemente de supostos uniformes da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2026 não são oficiais. Confira a nota completa abaixo:
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) esclarece que as imagens divulgadas recentemente de supostos uniformes da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026 não são oficiais.
Nem a CBF e nem a Nike divulgaram formalmente detalhes sobre a nova linha da Seleção.
A entidade reafirma o compromisso com seu estatuto e informa que a nova coleção de uniformes para o Mundial ainda será definida em conjunto com a Nike.
Fonte: Engeplus