Os feriados municipais de São Ludgero podem voltar a ser comemorados exatamente nas datas em que se referem. Foi aprovado em primeira votação, na sessão desta segunda-feira (14), o Projeto de Lei Complementar nº 010/2025, que revoga a legislação de 2014 que previa a antecipação dos feriados de 26 de março e 12 de junho para as segundas-feiras, quando caíssem em dias úteis.
Essas datas marcam, respectivamente, o Dia de São Ludgero, padroeiro do município, e o aniversário de criação da cidade. A mudança aprovada revoga a Lei Complementar nº 134/2014, fazendo com que volte a valer o que determinava a antiga Lei Complementar nº 50/1966: a celebração dos feriados no dia exato.
O pedido de alteração partiu da Igreja Católica, que manifestou o desejo de que as datas comemorativas fossem mantidas em seus dias originais. A Prefeitura, ao enviar o projeto ao Legislativo, destacou que não houve objeção por parte dos empresários locais, que foram os responsáveis por sugerir a mudança em 2014. Hoje, segundo a administração, o setor considera indiferente o retorno às datas fixas.
O texto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores em primeira votação. A segunda e definitiva deliberação está marcada para esta quinta-feira, 17 de abril, às 8h da manhã, em sessão antecipada por conta do feriado nacional de Tiradentes, celebrado na próxima segunda-feira.
Fonte: Repórter Sul