No último sábado, 25, João Rodrigues (PSD), prefeito de Chapecó, reuniu lideranças de todo o Estado e representantes do PSD, MDB, PP, União Brasil e NOVO, em Itapema, para confirmar sua pré-candidatura ao Governo do Estado, em 2026. O lançamento oficial da candidatura será em Chapecó, no dia 22 de março.
Durante o evento, João Rodrigues também aproveitou para anunciar apoio ao prefeito Topázio Neto (PSD) para o comando da Fecam (Federação Catarinense de Municípios). João afirmou que Topázio é seu candidato e expressou o desejo de que ele conduza uma gestão independente e municipalista, priorizando o diálogo com os municípios.
Por falar em Topázio, o prefeito da Capital está em alta cota. Além de receber o apoio do colega de partido, ele também está com um relacionamento muito bem firmado com o atual governador, Jorginho Mello (PL). Prova disto foi dada na última semana, com dois nomes no novo secretariado do governo ligados ao prefeito da Capital. Um deles é Bruno Oliveira, homem de confiança na comunicação da prefeitura e o outro é o Coronel Sinval Santos da Silveira, irmão do prefeito Topázio, que tornou-se secretário adjunto da Segurança Pública.
Logo, logo Topázio terá que tomar uma decisão, porque com os últimos acontecimentos, a campanha para o governo começará mais cedo do que se pensa.
Quem também terá que escolher um lado em breve será o MDB. O partido ainda não decidiu quem irá apoiar, depois que Jorginho deu para trás nas nomeações prometidas ao partido. Uma reunião, prevista para fevereiro, irá dar um norte sobre a questão, mas já é fato que apoiar Jorginho não será decisão unânime, já que além de João Rodrigues fazer boa figura com alguns dos nomes de peso da sigla, ainda há a possibilidade que eles lancem candidatura própria.
Fonte: Engeplus