O recebimento das propostas de licitação à contratação da empresa para execução de obras para implantação da Usina de Asfalto do CIM/Amurel – localizada em Pedras Grandes – iniciou ontem. A contratação inclui o fornecimento de mão de obra e materiais. O valor máximo admitido é de R$ 527.579,05 e a abertura das propostas acontecerá no dia 27.
O presidente do Cim/Amurel, Hélio Alberton Júnior, afirmou que a intenção é emitir a ordem de serviço para o início das obras assim que a licitação for homologada, com um prazo previsto de 90 dias para execução. “Esperamos finalizar as obras até o final de abril para, em seguida, solicitar a Licença Ambiental de Operação (LAO) ao IMA. Assim, pretendemos iniciar a operação da usina no final de maio ou início de junho”, destacou.
As obras necessárias são a construção de uma baia onde serão armazenados os agregados pétreos utilizados na produção de massa asfáltica; a construção da base de concreto armado e rampa; instalações elétricas; adequação de uma edificação existente no local onde funcionarão o escritório, refeitório, depósito e sanitários; e construção da bacia de contenção para os tanques de pintura e emulsão asfáltica.
Investimentos
A usina de asfalto está sendo implantada com recursos do governo do Estado na ordem de mais de R$ 11,2 milhões. Além dos equipamentos utilizados na produção da massa asfáltica, o investimento contemplou também recursos para a compra de máquinas e equipamentos utilizados na execução dos trabalhos de pavimentação.
De acordo com Hélio, com a usina operando, a economia na aplicação de investimentos nas obras de pavimentação será de quase 35%, no que diz respeito à aquisição da massa asfáltica, e irá beneficiar os municípios da Amurel. “Com isso, poderá também haver a dispensa do processo licitatório, tornando o processo mais célere e, assim, executar um serviço de maior qualidade com custo muito mais reduzido, gerando assim um aumento na extensão das pavimentações”, explica.
Fonte: Diário do Sul