O prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, o Iba, entregará a prefeitura enxuta no dia 31 de dezembro ao novo gestor e com o índice da folha de pagamento dos funcionários em 40%, sendo que o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal é de 54%, após retirar os 6% destinados por obrigação legal ao Legislativo Municipal.
O prefeito explica que o mérito do percentual de despesa com pessoal atualmente estar em 40,01% (prefeitura, Fundo de Saúde e Samae, até o mês de novembro) e o consolidado, que inclui a Câmara de Vereadores em 41,55%, é de toda equipe. “A responsabilidade ao longo dos anos de manter o índice bem abaixo do limite oportunizou que tivéssemos a capacidade de investimento e dinheiro em caixa para executar ações que resultassem em mais qualidade de vida às pessoas, disponibilizar mais remédios, exames e execução de obras importantes para o desenvolvimento saudável da cidade. Mesmo assim, concedemos reposições e valorizações salariais”, enfatiza.
Ele completa lembrando que a atual gestão municipal também deixará o CNPJ da prefeitura com capacidade para financiar em torno de R$ 30 milhões. “Estamos pagando duas operações de crédito que somam mensalmente em torno de R$ 43 mil e que possibilitou que muitas ruas fossem pavimentadas no bairro Encosta do Sol”, pontua.
O prefeito Iba diz que a atual Gestão Municipal deixará as contas rigorosamente em dia, as obrigações legais, dinheiro livre em caixa e recursos de emendas parlamentares e convênios assinados e encaminhados para o futuro prefeito e sua equipe executarem muitas obras importantes. “Nós vamos encerrar nosso período de gestão com a certeza do dever cumprido e sendo referência positiva na otimização do dinheiro público em várias áreas”, ressalta.