O Festival de Cultura em Direitos Humanos, conhecido como DH Fest, realizou uma homenagem ao ator Lima Duarte na noite desta quarta-feira (11), em São Paulo. O evento, em sua quarta edição, recebeu o título “Entre raízes e horizontes” e aconteceu na Cinemateca Brasileira.
A celebração incluiu a exibição do filme “Corpo em Delito”, de 1990, uma obra de circulação limitada dirigida por Nuno Cesar de Abreu. No longa, Lima Duarte interpreta um médico legista que falsifica laudos médicos para encobrir mortes por tortura durante a ditadura militar. Antes da exibição, o ator subiu ao palco acompanhado pela filha, Mônica Martins, e pela bisneta, Karina Maluf.
A homenagem faz parte de uma série de atividades promovidas pelo DH Fest, que é organizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Desde 2021, o festival explora temas como a resistência indígena e quilombola, desigualdades sociais e a luta pelos direitos das mulheres.
O evento ocorre até 15 de dezembro e busca trazer à tona questões urgentes de direitos humanos, combinando arte e reflexão.
Lima Duarte sem camisa
Lima Duarte movimentou as redes sociais em outubro ao publicar fotos sem camisa em seu perfil no Instagram. “Rumo aos 100”, escreveu o ator. A publicação atraiu grande atenção dos seguidores, que elogiaram sua vitalidade e bom humor.
Lima vive em seu sítio, localizado em Itaituba, no interior de São Paulo, onde mantém uma rotina tranquila e conectada com a natureza. Ele compartilha vídeos em suas redes sociais, interagindo com seus mais de 800 mil seguidores.
Lima Duarte segue ativo, apesar da perda da filha
Em fevereiro, Lima Duarte enfrentou um momento difícil com a perda de sua filha, Julia Martins, que faleceu aos 49 anos. Na ocasião, o ator expressou sua dor nas redes sociais, postando uma foto ao lado de Julia e citando Shakespeare em seu desabafo. “Quando todos que conheço se forem, o que restará? Vazio. Silêncio. Sim, o resto é silêncio”, escreveu, em referência a uma fala de Hamlet.
Fonte: OFuxico