Desde 2008 a Justiça Eleitoral passou a utilizar a tecnologia da biometria para identificar o eleitorado. Para as eleições municipais de 2024, o cadastramento biométrico já atingiu 85,57% do eleitorado catarinense. No total, 85,25% são mulheres e 85,92% são homens.
Na região, 75,12% dos eleitores têm biometria. Entre os municípios que possuem mais de 25 mil eleitores cada, Braço do Norte lidera em número de registros biométricos, com 80% do eleitorado. Imbituba vem em segundo, com 74%, seguido por Tubarão, com 72%, e Laguna, com 62% dos eleitores com biometria.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a identificação biométrica torna o processo eleitoral mais seguro e reduz fraudes, pois evita que uma pessoa vote no lugar de outra, auxilia na verificação de registros duplicados no cadastro eleitoral e torna o processo de identificação no local de votação mais célere. “Importante ressaltar, no entanto, que, nas eleições municipais deste ano, eleitores que não têm biometria cadastrada na Justiça Eleitoral não serão impedidos de exercer seu direito ao voto.
Fonte: Diário do Sul