A Polícia Federal (PF) cumpriu um mandado de busca e apreensão durante uma operação contra o contrabando de vinhos da Argentina, em São Ludgero. A Operação Malbec, como é intitulada, foi deflagrada nesta quinta-feira, dia 19, com o cumprimento de mandados também nos municípios de Joinville e Barracão (PR).
Conforme informações da PF, a finalidade é desarticular um esquema criminoso de contrabando de vinhos que eram introduzidos clandestinamente no Brasil, e vendidos ilegalmente no litoral de Santa Catarina. As investigações começaram em janeiro de 2023, após a prisão em flagrante de um brasileiro na região norte de Santa Catarina.
O suspeito foi surpreendido transportando cerca de 600 garrafas de vinho argentino em um veículo alugado. Segundo a PF, no momento da abordagem as caixas estavam ocupando quase todo o espaço interno do carro. Os investigados poderão ser indiciados por associação criminosa e contrabando.
A atuação da Polícia Federal no combate à importação ilegal de bebidas visa a proteção da sociedade brasileira, impedindo a entrada de produtos que não atendem aos padrões de qualidade e de identidade estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a sonegação de impostos.
Fonte: Engeplus