O momento de Bolasie no Criciúma não poderia ser melhor. O atacante congolês marcou dois gols diante do Vasco, salvou o Tigre da derrota aos 48 minutos do segundo tempo e deixou o campo do Heriberto Hülse ovacionado pelos carvoeiros na tarde deste domingo, dia 18.
O placar, um suado 2 a 2, ilustra bem o que foi o duelo válido pela 23ª rodada do Brasileirão. Bolasie marcou aos cinco minutos, viu o Vasco empatar e virar com David e Rayan ainda no primeiro tempo, mas nos acréscimos da etapa final, Matheusinho cruzou na medida e brilhou a estrela do camisa 11 para igualar novamente o marcador. Após o jogo, não poderia ser diferente: Tencati rasgou elogios para o novo artilheiro do Tigre no Brasileirão com seis gols. “Um jogador importante. Desde que chegou é uma referência para nós e para os atletas. Todos têm um carinho enorme por ele, por tudo o que entrega em campo e pela ousadia. O Bolasie tem esse lado de fazer jogadas diferentes. E a estrela dele. Em um lance de muita dificuldade, fez um movimento espetacular, atacou a bola e fomos agraciados”, avaliou Tencati.
Além dos seis gols no Brasileirão, três deles contra o Vasco, Bolasie ainda soma três assistências na competição. Isso o coloca como líder do time em participação em gols, são nove no total. “O diferencial é o quanto ele faz pela equipe, esse modelo de ousadia e participação coletiva. Sempre fica aquela esperança de que ele vai fazer alguma coisa”, elogiou.
Ansiedade atrapalhou
A virada sofrida ainda na etapa inicial será ponto de conversa entre treinador e elenco. Tencati viu um bom começo do time, porém, a afobação permitiu espaços preciosos para o Vasco avançar. E foi desta forma que o adversário empatou, virou e teve chances claras para ampliar.
“Tivemos erros de passe, gerando transição para o adversário. Os dois gols que tomamos foram de transição, perdemos a bola, não coibimos isso e gerou as situações de gols. Tivemos oscilação e uma ducha de água fria. Isso é um ponto que vou trabalhar com os atletas para reconcentrar e voltar para o foco”, disse.
No embalo da torcida
O treinador do Criciúma gostou do que viu quando Marquinhos Gabriel e Fellipe Mateus estiveram juntos em campo. Titulares nesta tarde, os jogadores não tiveram culpa na virada e conseguiram armar boas jogadas no campo de ataque. No segundo tempo, com o Tigre atrás no placar, foram substituídos para que o time ganhasse intensidade. “O Marquinhos teve uma jogada dele, que gerou uma grande oportunidade no primeiro tempo quando estava 1 a 1. A participação coletiva dele foi importante, fez o que tinha que ser feito, participou das construções e da fase de marcação. As mudanças foram para aumentar a agressividade e a intensidade. As entradas do Ronald, do Arthur Caíke e do Matheusinho foram para de imediato aumentar isso”, explicou.
Além das alterações, o mister Tencati também ponderou sobre a participação preponderante da torcida. Para ele, os carvoeiros foram cruciais para manter o Criciúma vivo. “Quero saudar nosso torcedor, foi um dos maiores públicos que tivemos aqui e realmente foi uma festa. O torcedor incentivou até o final, isso é importante porque mantém energia e nível de foco e concentração. Estamos felizes com o que o torcedor fez conosco”, disse.
Com um ponto a mais na conta, o Tigre agora é o 14°, com 25 pontos. No próximo domingo, dia 25, a equipe volta a campo quando recebe o Grêmio no Majestoso. O Vasco estaciona na 10ª posição, com 28 pontos. Na próxima rodada, o Gigante da Colina recebe o Athletico Paranaense no estádio São Januário, no Rio de Janeiro. A partida acontece na segunda-feira, dia 26.
Fonte: Engeplus