A cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Paris, realizada no domingo, 11 de agosto, no Stade de France, encerrou oficialmente os Jogos de 2024.
Embora marcada por uma celebração repleta de símbolos franceses e performances musicais, alguns momentos do evento se mostraram arrastados e sem dinamismo.
A cerimônia começou com uma homenagem à cidade-sede, com a cantora francesa Zaho de Sagazan e o coral da Academia Haendel-Hendrix entoando “Sous le ciel de Paris”, de Edith Piaf.
Em seguida, a chama olímpica, acesa por Léon Marchand, nadador francês vencedor de quatro ouros e um bronze, começou seu trajeto. Seguiu até Saint-Denis, sendo apagada após iluminar o céu de Paris por mais de duas semanas.
No estádio olímpico, entretanto, a cerimônia seguiu com a apresentação do presidente francês Emmanuel Macron e de Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI). O hino nacional francês foi executado por uma orquestra. Enquanto isso, os porta-bandeiras, incluindo Ana Patrícia e Duda, campeãs brasileiras no vôlei de praia, entraram no Stade de France.
Tom Cruise surpreende na despedida das Olimpíadas
Tom Cruise, famoso por interpretar Ethan Hunt na franquia “Missão Impossível”, trouxe ação à cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Paris, neste domingo.
O ator de Hollywood desceu do teto do Stade de France, capturando a bandeira olímpica em uma cena que remeteu aos momentos icônicos de seus filmes.
Cruise apareceu no palco durante a apresentação de H.E.R, onde pegou a bandeira das mãos da prefeita de Los Angeles, Karen Bass. Em seguida, montou em uma motocicleta e deixou o estádio ao som de “By The Way”, da banda Red Hot Chili Peppers.
A sequência, transmitida ao vivo, mesclou cenas gravadas do ator em Paris, onde esteve em eventos olímpicos, como as provas da ginasta Simone Biles e a final do futebol feminino, vencida pelos Estados Unidos contra o Brasil.
Snoop Dog e Dr Dre cantam antes da passagem da bandeira
A cerimônia teve ainda a apresentação da Marathon Pour Tous, que abriu espaço para corredores comuns percorrerem o mesmo trajeto da maratona olímpica.
No final, a bandeira olímpica foi entregue à prefeita de Los Angeles, Karen Bass, marcando oficialmente a transição para os Jogos Olímpicos de 2028.
O evento contou com performances musicais de H.E.R., Red Hot Chili Peppers, Billie Eilish e a última apresentação ficou por conta do rapper Snoop Dogg, que chamou a atenção nas Olimpíadas de Paris ao estar presente na maioria das competições. No palco, ele surpreendeu ao receber o também rapper Dr. Dre para cantar a famosa música “The Next Episode”.
A cerimônia foi concluída com o apagamento da chama olímpica, seguido por uma última apresentação musical de Yseult, que cantou “My Way”, antes de um show de fogos de artifício encerrar o evento.
OFuxico