O próximo adversário do Criciúma é um dos destaques desta edição do Campeonato Brasileiro. O Fortaleza é o terceiro colocado na classificação e emenda uma sequência de sete jogos de invencibilidade, com seis vitórias e um empate – obtido justamente contra o Tigre, em partida atrasada da 3ª rodada.
O volume de pontos somados pelo Fortaleza o deixa consolidado no G4, a zona de classificação para a Copa Libertadores da América. Nessa segunda-feira, dia 5, o Leão do Pici venceu o Cruzeiro fora de casa no encerramento da 21ª rodada, com gols de Breno Lopes e Renato Kayzer. A Raposa é justamente rival direto na parte de cima da tabela, o que aumentou a confiança do time treinado pelo argentino Vojvoda. “É um trabalho de todos, principalmente da diretoria, comissão técnica e jogadores. Os jogadores têm compreendido o que clube necessita. O torcedor também tem apoiado nos momentos difíceis que passamos. É continuar com o mesmo jeito de trabalho”, afirmou o treinador após a vitória conquistada no estádio Kleber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo.
Ainda não perdeu
A invencibilidade do Fortaleza passa por vitórias contra Fluminense, Flamengo, Vitória e Atlético Goianiense. Depois a equipe empatou com o Criciúma e voltou a vencer, superando São Paulo e Cruzeiro. O Leão do Pici soma 39 pontos, com 11 vitórias, seis empates e três derrotas.
Contra o Criciúma, o time igualou a melhor campanha de primeiro turno da Série A já realizada pelo clube, que ocorreu no ano de 2021. A marca foi atingida com um jogo a menos em relação a tabela. Grande parte desta conquista tem explicação na campanha sólida realizada dentro de sua casa. O Fortaleza é o único que não perdeu como mandante no Brasileirão. São oito vitórias e três empates, com 18 gols marcados e apenas seis sofridos.
O Fortaleza está a um empate de distância do segundo colocado, Flamengo, e a quatro pontos do líder, Botafogo. A briga na parte de cima da tabela não é novidade para o clube, que tem figurado sempre entre os 10 melhores da competição: foi 4° colocado em 2021, 8° em 2022 e 10º em 2023. No ano passado, chegou à final da Copa Sul-Americana, mas perdeu para a LDU.
“Cada ano tivemos nossas características. No primeiro ano, em 2021, terminamos em uma boa posição. O segundo ano aprendemos a sofrer, tivemos na lanterna e conseguimos entrar no grupo da pré-Libertadores. Ano passado conseguimos uma boa Sul-Americana, mas agora estamos em uma boa posição. Isso não significa nada, vai significar quando fechar o Brasileirão, aí realmente será importante”, avaliou Vojvoda.
Tigre e Leão do Pici se enfrentam no sábado, dia 10, na Arena Castelão, em Fortaleza (CE). Figurando na zona de classificação para a Copa Sul-Americana, o Criciúma é o 12° colocado, com 24 pontos. A equipe do técnico Claudio Tencati possui quatro pontos de diferença para o Fluminense, que é o 17º e abre a zona de rebaixamento.
Fonte: Engeplus