O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), unidade do governo do Estado, chega ao seu 37º aniversário.
Especializado em doação de sangue, medula óssea, atendimento hematológico, hemoterápico e suporte laboratorial para transplantes, ao longo dessas décadas o Hemosc coletou e transfundiu mais de 2 milhões de bolsas. O Centro é uma referência técnica para o país, único hemocentro com tripla certificação de qualidade.
Somente no período de 1ª de janeiro a 30 de junho deste ano, recebeu mais de 18 mil candidatos à doação e realizou mais de 8 mil transfusões. “Essa é uma data importante para o nosso estado. O Hemosc tem se reinventado a cada ano e a solidariedade do povo catarinense tem sido fundamental para salvar vidas. O nosso reconhecimento em nome da Secretaria de Estado da Saúde a todos os profissionais que fazem parte da rede”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.
O objetivo final da entidade é a captação de sangue, o cadastro de candidatos à doação de medula óssea, o atendimento hematológico e o suporte laboratorial aos transplantes. “Nesse sentido, estamos sempre aprimorando nossos processos com tecnologia e conscientização da sociedade sobre a importância da doação de sangue”, afirma a diretora do Hemosc, Patrícia Carsten.
Grupo se reúne para celebrar os 37 anos
A direção do Hemosc e representantes da Fundação de Apoio ao Hemosc/Cepon (Fahece) e Secretaria de Estado da Saúde se reuniram com os colaboradores para uma confraternização alusiva à data, que é comemorada no dia 20. Durante o evento, foi oferecido bolo aos doadores e pacientes da unidade, além da inauguração da galeria digital de ex-diretores, disponível no site www.hemosc.org.br.
Fonte: Diário do Sul