O Banco de Leite Humano do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão, vem registrando queda no número de doadoras de leite materno nos últimos meses e, em consequência disso, o estoque está muito baixo.
De acordo com a enfermeira Débora Fileti Verona, hoje o estoque está em cerca de 2,5 litros, quando o ideal seria de 10 a 15 litros. “Utilizamos, em média, um litro por dia”, avalia.
Por isso, a instituição está fazendo uma campanha para que mães que estejam amamentando e que têm leite excedente se engagem na causa e doem o leite materno. “Sua doação ajudará na recuperação de bebês prematuros doentes, de baixo peso, que estão internados em nossa UTI neonatal”, ressalta o HNSC. “Apenas 1 ml de leite é o suficiente para alimentar um bebê a cada refeição, dependendo do peso e das condições clínicas”, pontua. “Infelizmente, quando estamos com estoque baixo, juntamente com os médicos da UTI neonatal, selecionamos os bebês que mais precisam receber leite materno, e o restante acabamos dando fórmula infantil”, lamenta a enfermeira.
Como doar
Para ser doadora, precisa estar amamentando, não utilizar medicações incompatíveis com a amamentação e ter os exames de HIV, sífilis e hepatite B realizados há menos de seis meses. “Quem não tem os exames, nós entramos em contato com o posto de saúde para conseguir pelo SUS”, pontua Débora. “Também é muito importante o cuidado com a higiene na coleta do leite feita pelas mães. Hoje nosso maior problema é o volume de leite que vem com sujidade e temos que desprezar uma média de 50% do leite que recebemos”, ressalta.
Sobre o banco
O Banco de Leite atende todas as mães que ganham seus bebês no HNSC, e também é aberto a todas que tiverem dificuldade de amamentação – basta que procurem a emergência ou pronto atendimento para serem encaminhadas até a equipe.
Diário do Sul