Dois mandados de prisão preventiva e 21 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Joinville, estão em cumprimento pelo Gaeco na manhã desta terça-feira (25) nos municípios de Joinville, Barra Velha, Blumenau, Imbituba, Criciúma e na cidade paulista de Praia Grande.
A operação “Sob Encomenda 4” visa apurar crimes previstos na Lei de Organizações Criminosas, praticados por advogados e por faccionados reclusos no sistema prisional catarinense e de outros estados. Ao todo, são alvos dessa fase da operação 17 pessoas investigadas.
Dentre os investigados, estão três advogados, dois deles alvos de prisão preventiva em Joinville, e um ex-agente prisional temporário de Joinville.Foram alvo de buscas pessoas presas no Sistema Prisional do estado, distribuídas na Penitenciária Industrial de Joinville, Presídio Regional de Joinville (Unidade Masculina e Feminina) e Presídio Regional de Blumenau, além de pessoas envolvidas com a organização criminosa em liberdade.
A ação é desdobramento da Operação “Sob Encomenda I, levada a efeito em agosto de 2021, que visava estancar a prática da chamada “sintonia” entre advogados e faccionados internos do Sistema Prisional em prol de organização criminosa. A investigação segue em segredo de justiça.
Fonte: Extra.sc