Mais uma etapa para a construção do CEI do bairro São José foi superada na noite desta quarta-feira, 15: a autorização para o lançamento do edital de licitação para a construção. A creche será próxima à Escola Municipal Adolfo Wiggers.
O prefeito, Beto Kuerten Marcelino, destacou que mais um sonho da comunidade começa a sair do papel. “Viemos aqui, anteriormente, para ouvir a reivindicação da comunidade. Hoje estamos autorizando o lançamento do edital de licitação e, em breve, esperamos retornar para a ordem de serviço, concretizando o sonho desta comunidade”, comentou.
O líder comunitário, Edélcio Boeing, Deco, lembrou que o bairro recebeu diversos investimentos solicitados pela comunidade nos últimos anos como a redução da taxa da Cosip, a autonomia das equipes dos ESFs do São José, São Maurício e Pinheiral, a reforma do ESF, a pavimentação do pátio e da rua Dona Leopoldina e, agora, o CEI, entre outras melhorias. O arquiteto e urbanista Felipe Isoppo e o engenheiro civil Richard Tramontin, da Secretaria de Planejamento Urbano, Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, comandado pelo secretário Ésio Vieira Junior, apresentaram os detalhes do projeto à comunidade. O projeto também conta com a colaboração do arquiteto e urbanista Diego Stefen.
Também participaram do ato o vice-prefeito, Ronaldo Fornazza, a secretária de Educação, Nívea Willemann Rocha, a secretária adjunta de Educação, Joana Silva Lessa, e os vereadores Filippi Fernandes (Muy), Rafael Marcelino Borgert, além dos vereadores Delamar Kniess e Jacinto Orben Perin.
O novo CEI, orçado em R$ 1.533.347,20 têm prazo de 12 meses de execução. A área total é de 437,62 metros quadros e terá capacidade para mais de 90 alunos e 14 profissionais. Ao todo serão cinco salas de aula, refeitório, cozinha, despensa, lavanderia, recepção, diretoria, sala de professores, banheiros infantis e sanitários adultos. A construção segue as normas de acessibilidade (NBR 9050), principalmente em relação aos banheiros e ao acesso à creche como escada e rampa.