Na sexta-feira, 17 de maio, às 16 horas, acontecerá a solenidade de troca de comando no Quartel do Corpo de Bombeiros de São Ludgero. Deixa o comando o 2º Sargento BM Eduardo de Pieri Floriano e assume o 2º Sargento BM Diego Bernardo da Silva. Na ocasião, também serão realizadas entregas de medalhas por tempo de 10 anos de efetivo serviço (mérito bronze) ao 2º Sargento BM Dirceu Medéa Neto e o Cabo BM Sérgio Do Nascimento Magri.
O novo comandante que assumirá o Quartel esteve fazendo uma visita ao prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, o Iba, juntamente com o Bombeiro Civil Profissional, José Oliveira Guedes. Ele é natural de Araranguá e atualmente reside em Gravatal. O 2º Sargento BM Diego Bernardo da Silva prestou concurso no ano de 2003 para o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, fez o Curso de Formação de Soldados na cidade de Florianópolis em 2004 e, após formado, veio trabalhar na cidade de Braço do Norte, no Quartel do Corpo de Bombeiros de Braço do Norte, atuando no serviço operacional. Em seguida, fez o Curso de Formação de Cabos no ano de 2014 e o Curso de Formação de Sargentos no ano de 2017. Após formado em 3º Sargento, passou a atuar no serviço administrativo em Braço do Norte. Foi promovido à 2º Sargento em 2021 e a partir do dia 17 de maio recebe o desafio de comandar a Organização de Bombeiros Militar da cidade de São Ludgero.
Já o 2º Sargento BM Eduardo de Pieri Floriano, que deixará o comando, durante sua trajetória na carreira militar, pertenceu ao Exército Brasileiro em 2002, nas cidades de Tubarão e Curitiba, no Paraná, onde realizou cursos de aperfeiçoamento, permanecendo na instituição por um período de 3 anos e 8 meses e saindo com a graduação de 3º Sargento Temporário. Sua entrada no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) ocorreu em 2006, por meio do Curso de Formação de Soldados. Durante sua jornada no CBMSC, teve o privilégio de trabalhar em diversas cidades, incluindo Florianópolis, Criciúma, Orleans e Tubarão. Em 2018, após concluir o Curso de Formação de Sargentos, foi transferido para a cidade de São Ludgero, onde assumiu o comando do Quartel do Corpo de Bombeiros Militar em 26 de agosto de 2021. Ele será transferido para o 8º Batalhão de Bombeiros Militar, na cidade de Tubarão, onde atuará na Seção de Perícia de Incêndio.
Entre os objetivos traçados e conquistados em prol do melhoramento do Quartel do Corpo de Bombeiros de São Ludgero, durante o comando do 2º Sargento BM Eduardo de Pieri Floriano junto a Gestão Municipal de São Ludgero, estão aquisições de materiais diversos para salvamentos aquáticos, como embarcação inflável, uma carreta transporte, roupas de proteção individual e equipamentos adequados. Além disso, uma parceria saudável com a Gestão Municipal oportunizou a reforma geral da sede, ampliação da mesma com construção de novo gradil, somada a pinturas internas e externas oportunizando maior conforto às equipes de plantão e os atendimentos feitos à sociedade em geral. É importante registrar, ainda, que foi realizado no ano de 2020 o investimento na compra de uma caminhonete zero km totalmente equipada para auxiliar nos trabalhos de salvamentos.
O 2º Sargento BM Eduardo de Pieri Floriano faz questão de agradecer os colegas de trabalho, o apoio recebido e a parceria com a Gestão Municipal. “Saio com a sensação de missão cumprida. Fazer gestão no setor público é uma função de extrema responsabilidade, muito desafiadora, porém não impossível. Valorizo o princípio da transparência e, principalmente, o respeito ao profissional. Desejo ao meu substituto, 2º Sgt BM Diego Bernardo Da Silva, muita sabedoria e sucesso na condução dos trabalhos do Corpo de Bombeiros Militar de São Ludgero. O meu muito obrigado aos colegas, o apoio recebido, e ao prefeito Ibaneis e sua equipe pela sensibilidade as demandas e parcerias”, enfatiza.
O prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, o Iba, faz questão de agradecer a sabedoria com que o 2º Sargento Eduardo conduziu os trabalhos frente ao Quartel e deseja sucesso em seu novo desafio profissional. “Recebemos com alegria o novo comandante 2º Sargento Diego e que possamos seguir com a saudável parceria de sempre, visando sempre o bem comum”, ressalta.
Atualmente, a sede do Quartel do Corpo de Bombeiros de São Ludgero, conta com sete Bombeiros Militares, cinco Bombeiros Civis Profissionais disponibilizados pela Prefeitura de São Ludgero e um disponibilizado pelo Grupo Copobras para compor as equipes de atendimento em emergências. É importante ressaltar que o Quartel participa do Programa Institucional do CBMSC – Bombeiro Comunitário (BC), que integra membros da comunidade com treinamento adequado para atuar junto ao efetivo profissional da sede.
O novo comandante assume o Quartel do Corpo de Bombeiros de São Ludgero com a missão de, junto a Gestão Municipal, ampliar as instalações da sede, com a construção de uma nova garagem com almoxarifado e um espaço para exercício físico trazendo maior organização e conforto dos bombeiros que atuam no local.