Patrícia Poeta usou uma rede social para desabafar sobre a tragédia que atinge o Rio Grande do Sul (RS). A apresentadora é natural de São Jerônimo, cidade do RS, e esteve no estado para fazer a cobertura jornalística das consequências das fortes chuvas que atingiram mais de 400 cidades e deixaram 164 mil desalojados.
“Ser gaúcho é nunca desistir, é na adversidade resistir. Eu nunca imaginei ver meu Rio Grande do Sul do jeito que vi. Só quem esteve aqui entendeu de verdade o que aconteceu. A dor profunda”, começou a jornalista no texto, que é precedido por um trecho do hino do estado.
Ela disse que segurou o choro por quatro dias, mas que não pode conter as lágrimas ao ouvir o hino estadual, o qual definiu como “símbolo da nossa eterna resistência”, em referência aos seus conterrâneos. Patrícia aproveitou para elogiar o trabalho que tem sido desenvolvido nas cidades atingidas por profissionais e voluntários.
“Eu vou poder contar para os meus netos que estive com heróis — não dos que usam capas, mas dos que são incansáveis. Os profissionais e aqueles que um dia foram só moradores e hoje são a alma e as raízes do Rio Grande do Sul. No meio da água, não houve distinção, apenas uma corrente humana de amor e solidariedade. O medo deu lugar à coragem. A vida, não importa a que custo, era a única meta.”
Na publicação, a comandante do Encontro também ofereceu um pouco de esperança aos gaúchos. “Meu povo querido, nossas terras estão arrasadas, mas as águas vão baixar e, mais uma vez, um ajudando ao outro, vamos reconstruir nosso estado, mais forte, mais aguerrido e muito mais bravo. E agora digo com toda certeza: mais unidos”, escreveu.
Metrópoles